Para levar saúde pública de qualidade aos cerca de 70 mil moradores da região Nacional, a Prefeitura de Contagem trabalha a todo vapor na construção da Unidade de Pronto Atendimento - UPA Nacional, que funcionará na rua Almenara, 300, no bairro Pedra Azul. Na atualidade, estão sendo executados diversos serviços de elétrica, hidráulica e revestimentos. A previsão é de que a inauguração ocorra até o fim deste ano.
Com custo de R$ 5,4 milhões, a construção da UPA Nacional teve início em maio de 2020 e, até o fim do ano passado, contava com apenas 14% de conclusão das intervenções. O atraso, aliás, ameaçava a garantia do financiamento federal das intervenções. Neste ano, porém, a Prefeitura alterou o cronograma e cobrou agilidade nos processos, sendo que o andamento das obras alcançou 76,58% em outubro deste ano.
“A saúde tem pressa nesse momento de pandemia da Covid-19. Queremos entregar esses equipamentos para atender melhor a população, garantindo mais leitos e acesso mais amplo aos serviços de saúde. Contagem merece investimentos como este”, afirmou a chefe do Executivo, prefeita Marília Campos.
Nesta semana, os operários da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos - Semobs trabalham na conclusão da montagem da cobertura (telhado) do prédio, além da execução dos revestimentos internos, externos e de contrapisos, além da realização de funções de elétrica, hidráulica, drenagem, entre outros. Junto com a UPA Monte Cristo, na região Industrial, a construção das novas unidades de atendimento à população são uma grande prioridade da atual gestão.
UPA sustentável
A UPA Nacional terá capacidade de atendimento de 350 pacientes por dia. A estrutura será composta por um pavimento e conta com recepção; salas de acolhimento e classificação de riscos; salas de urgência e emergência; consultórios médicos; salas de medicação; ambulatórios de exames (laboratoriais e de radiologia); enfermarias para observação; além de áreas administrativas e de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras que atuarão na unidade.
Um dos destaques da UPA Nacional será a sustentabilidade. A unidade contará com placas fotovoltaicas, responsáveis por captar a energia solar. Sendo assim, o local terá uma energia renovável que não traz danos ao meio ambiente. “Ela utiliza a energia solar para produzir energia necessária ao funcionamento dessa UPA”, explicou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio de Melo.
Os trabalhos na UPA são acompanhados de perto por uma comissão paritária formada por moradores, como forma de gestão participativa e democrática. O Distrito Sanitário Nacional, ao qual pertence a UPA Nacional, conta hoje com seis Unidades Básicas de Saúde - UBSs e duas farmácias distritais. A construção da UPA dará suporte à rede de Saúde dos 39 bairros e vilas que compõem a região Nacional, além de integrar à rede de urgência e emergência que conta hoje com cinco UPAs em Contagem.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: