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SET
23
23 SET 2021
Investimentos de R$ 50 milhões garantem qualidade do atendimento na urgência e emergência
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Com o objetivo de resolver os graves problemas identificados na gestão do Instituto de Gestão e Humanização – IGH - que gerenciava o Hospital Municipal, as cinco Unidades de Pronto Atendimento - UPAs e a Maternidade da cidade, a Saúde de Contagem recebeu recursos de R$ 50,5 milhões, referentes aos projetos de lei encaminhados pelo Executivo à Câmara Municipal e aprovado pelo legislativo para a liberação de recursos financeiros.

O primeiro, em julho, o PL 18/21, solicitava a liberação de R$ 15 milhões para manter os equipamentos em pleno funcionamento, sem a interrupção dos serviços prestados, garantindo a assistência aos usuários da rede SUS Contagem. Além de honrar os contratos com os fornecedores e a folha de pagamento dos servidores, sanar a falta de insumos e medicamentos fundamentais no dia a dia das unidades, e negociar dívidas pendentes. 

O segundo PL, enviado em agosto, solicitava a  complementação suplementar de R$ 35,5 milhões. Ao todo, os R$50,5 milhões, aprovados pela Câmara em votação e,  posteriormente, sancionados pelo Executivo, foram fundamentais para que os serviços de saúde na média e alta complexidade voltassem aos níveis de qualidade perdidos com a má gestão da Organização Social IGH.

Os recursos aportados ainda vêm sendo utilizados para o custeio do contrato com a OS que termina no dia 7 de novembro deste ano. É importante destacar que os PLs aprovados que liberaram os recursos não configuraram uma repactuação ou mesmo aditivo ao contrato do antigo gestor, no caso o IGH, que ainda responderá pelas  irregularidades que seguem em apuração. 
 
Três meses pós-intervenção com a ação imediata sobre os problemas identificados elevaram a qualidade dos serviços assistenciais de saúde nas unidades da média e alta complexidade, o que pode ser  sentido pelos usuários e por quem os executa, os profissionais da saúde. 

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