No mês de agosto, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Comunicação e Transparência, publicou a primeira edição do Jornal “Prefeitura Faz”. O informativo traz a prestação de contas e um balanço das principais atividades realizadas pela atual gestão entre janeiro e julho deste ano.
Distribuído nas oito regionais, em 200 mil exemplares, o jornal será publicado bimestralmente, destacando as recentes ações da administração.
Na primeira edição, foram noticiadas ações como a redução do IPTU residencial e comercial, a eficiente campanha de vacinação contra a Covid-19, a intervenção na saúde, melhorando o atendimento nas cinco Unidades de Pronto Atendimento – Upas, Centro Materno Infantil e Hospital Municipal, além do retorno às aulas presenciais, entre outras realizações importantes das secretarias no primeiro semestre.
Moradora do bairro Nova Contagem, Naiara Marques conta que o material divulgado pela equipe de mobilização da Prefeitura está bem objetivo e completo. “Eu gostei e tenho apreço por administrações que têm esse cuidado de relatar o que é feito, com detalhes. É uma maneira que considero muito válida e que apoio. Em pouco tempo, vi no material que todas as regionais estão sendo observadas, com obras, campanhas e, principalmente, presença da Prefeitura”.
Tamires Carla, que há pouco tempo se mudou para a região de Vargem das Flores, avaliza. “Acredito que o material que está sendo distribuído, fazendo esse balanço, corrobora com a própria postura da Prefeitura. Essa transparência podia ser a tônica de todas as administrações”.
Vitória Catarina, que há 18 anos mora na região, descreve que o contato de tempos em tempos facilita a interação com a população. “Esse jornal, para mim, é o relatório, a prestação de conta de um período de trabalho. Mas é apenas o pano de fundo de ações rotineiras. Junto a isso, vemos presença das pessoas, colaboração das regionais e espaço para participarmos do que é feito na região de fato, o que nos faz sentir parte do processo”, diz.
Na visão do proprietário do Restaurante Cantina Paulista, Juesmar Luzia Martins, a informação das ações deve ser sempre divulgada. “Infelizmente vimos vários governos reterem o que estava sendo feito. Dessa vez está sendo diferente. Assim como tantos outros comércios pela cidade, faço questão de deixar exemplares na porta do meu restaurante para que a população possa ler e ver que Contagem está indo bem”.
Coordenador do projeto, Rodrigo Paiva, informou sobre a iniciativa de lançar o “Prefeitura Faz”, mais um meio de prestação de contas à população, que fortalece o diálogo com as pessoas e enfatiza o propósito de transparência da gestão. “Estamos retomando uma experiência que acreditamos, será bem sucedida na cidade, que carece de meios de informação como TV, rádio e mídia impressa diária. É uma maneira eficiente de prestar contas à população e tem a comodidade da pessoa receber o jornal em casa. Esperamos, com mais esse canal, nos aproximarmos das pessoas, para que elas possam acompanhar e participar das ações da Prefeitura”, enfatiza.
“Essa ação tem sido bem aceita pela população. E a melhor dessa boa reação é o retorno que temos recebido, mostrando que estamos no caminho certo”, ressalta o assessor do gabinete da prefeita, Gilvan Silva, um dos responsáveis pela distribuição do material. “O fato de levarmos as notícias do que está sendo feito é passível de elogios e críticas. A participação popular, tão falada pelo governo, também diz respeito ao retorno da população quanto àquilo que está sendo feito e divulgado”, completa.
O Jornal “Prefeitura Faz” também está disponível na versão para download. Para baixar a edição 1 do informativo, clique aqui.