Iniciou-se, nesta terça-feira (17), o Curso Introdutório do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), que é promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com carga horária total de 20h e em cinco módulos, o curso é voltado às equipes multiprofissionais do Nasf, compostas por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutricionistas, pediatras, ginecologistas e psiquiatras. A ação busca alinhar processos e fluxos de trabalho preconizados pelas diretrizes e normas do Ministério da Saúde (MS) para o Nasf.
Esses profissionais irão atuar de forma integrada com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município, reforçando o atendimento prestado nas unidades de saúde, a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, durante os meses de abril e maio, cerca de 70 pessoas serão capacitadas, entre profissionais que já integram a rede SUS/Contagem e compõem as oito equipes de Nasf atualmente existentes no município, e os novos contratados para compor mais quatro novas equipes. A previsão é que, já a partir de junho, o município conte com 12 equipes. Com isso, 100% do território de Contagem terá uma equipe Nasf de referência.
O coordenador do Nasf da SMS, Juscelio Silva, comenta o significado dessa capacitação/ampliação das equipes para a população. “Com o curso, possibilitaremos a atualização dos conhecimentos, conteúdos e diretrizes às oito equipes de Nasf já existentes e promoveremos condições para o funcionamento das quatro novas equipes. Na prática, significa ampliar o acesso das pessoas a esses profissionais, que irão atuar na rede de atenção básica, próxima à população”.
Você sabia? As unidades de saúde, popularmente conhecidas como “posto de saúde”, são o centro de comunicação com toda a rede de atenção à saúde e estão instaladas perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem, desempenhando um papel central na garantia de acesso aos serviços de saúde pela população.