A primeira ciclofaixa de Contagem foi inaugurada pela prefeita Marília Campos, na manhã deste domingo (29), na avenida Severino Ballesteros. Com mais de 4 Km de extensão, a ciclofaixa Parque Sarandi liga a região do Ressaca, em Contagem, à ciclovia da avenida Professor Clóvis Salgado, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, dois grandes polos atrativos da Região Metropolitana. “É apenas o início. Nós temos um plano de ciclovias e ciclofaixas para apresentar para a cidade”, afirmou Marília Campos, durante a inauguração.
Todo o percurso da ciclofaixa conta com placas de sinalização, olhos de gato que separam a pista da faixa dos carros e semáforos de ciclistas para evitar acidentes. O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (TransCon), Renato Guimarães Ribeiro, explicou que a ciclofaixa Parque Sarandi marca o início de uma rede cicloviária que está sendo planejada em Contagem, para trazer mais segurança aos ciclistas. “É uma importante ligação, que garante a segurança necessária nos deslocamentos, não só no lazer mas também nos deslocamentos diários”, disse.
Para comemorar a intervenção, a prefeita Marília participou de um passeio ciclístico na via e se encontrou com o prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil, na divisa dos municípios. Ela frisou a importância do diálogo entre as cidades vizinhas da Região Metropolitana. “É importante a gente fazer junto as obras que vão beneficiar o cidadão metropolitano”, afirmou.
A ciclofaixa Parque Sarandi integra uma série de intervenções de mobilidade urbana realizadas pela TransCon para celebrar o aniversário de 110 anos de Contagem. O objetivo é oferecer mais segurança aos pedestres e ciclistas, incentivar a mobilidade ativa e possibilitar o convívio tranquilo entre os diferentes modos de transporte. As ações buscam melhorar a relação das pessoas com a cidade e o ambiente urbano e foram planejadas conforme as necessidades de cada local, indo desde o aumento de calçadas e pintura do pavimento até a instalação de semáforo para ciclistas.
Obras na avenida Xangri-lá
Durante a inauguração da ciclofaixa, Marília Campos e Alexandre Kalil anunciaram também as obras na avenida Xangri-lá. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) vai conduzir as ações de pavimentação, drenagem e recapeamento da via e a Prefeitura Municipal de Contagem irá contribuir com recursos.
O trecho está localizado na divisa entre Contagem e Belo Horizonte e, segundo a Prefeitura da capital, devem começar em até 20 dias.