A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, deu sequência à vacinação da segunda dose contra a Covid-19 em pessoas com 36 anos ou mais, além dos grupos prioritários, na quarta-feira (4/8). Profissionais da Educação que receberam o imunizante da AstraZeneca aproveitaram a antecipação da segunda dose e também se vacinaram.
No início da semana, a Prefeitura anunciou que trabalhadores dos ensinos público e privado poderiam completar a imunização com prazo encurtado para 30 dias após a data da primeira dose. A medida, que abrangeu exclusivamente pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca, visa garantir mais segurança na retomada das atividades escolares de forma presencial. A recomendação do fabricante da vacina é que a segunda dose seja aplicada no intervalo de quatro a 12 semanas após a primeira aplicação.
A professora de inglês Milena Marques compareceu no ponto extra de vacinação instalado no Big Shopping e destacou a importância de completar a imunização de maneira antecipada.
“É uma garantia que estaremos mais seguros nesta volta às aulas, é muito importante não só para nós profissionais, mas para as crianças também. O esquema de vacinação aqui no shopping está muito tranquilo e rápido. Quando tomei a primeira dose também foi tudo bem organizado. Agora é voltar às salas de aula, estou com muita expectativa de reencontrar os alunos. O contato com a comunidade escolar é necessário”, comemorou.
O trabalho da gestão municipal foi enaltecido pela professora do ensino infantil Ana Clara Fernandes, que elogiou a eficiência e agilidade na aplicação das vacinas e demonstrou alívio com a oportunidade de completar a imunização.
“A Prefeitura está fazendo um trabalho excepcional com a vacinação, antecipando, dando suporte para a população. É muito importante que todos sejam vacinados. É um alívio que nós, professores, estejamos imunizados para voltar para as aulas presenciais. Mas, temos que continuar com todos os cuidados”, alertou.
Ampliação da vacina
Com a chegada de nova remessa de doses das vacinas, a Prefeitura de Contagem anunciou nesta quarta-feira que vai ampliar a faixa etária da imunização. Desta vez, pessoas de 35 anos poderão receber a primeira dose de forma escalonada. Nesta quinta-feira (5/8) será a vez das mulheres desta idade se vacinarem. Na sexta-feira (6/8), os homens de 35 anos vão se vacinar. A divisão por gênero é para evitar aglomerações nos postos.
A população contagense de 36 anos ou mais e os grupos prioritários atendidos que ainda não se vacinaram também podem procurar um dos postos para receber a dose 1.
Atenção: Quem já está no prazo para receber a segunda dose, deve comparecer no dia agendado no cartão de vacinação.
Rômulo Abreu