A Prefeitura de Contagem inaugurou nesta segunda-feira (26/7) a nova sede da Unidade Básica de Saúde Riacho (UBS) e do Distrito Sanitário Riacho. A mudança de endereço visa melhorar o atendimento e o acesso da população aos serviços públicos de Saúde, já que a unidade é referência para cerca de 30 mil usuários dos bairros Inconfidentes, Riacho das Pedras, Jardim Califórnia, Vera Cruz e Santa Cruz Industrial. A antiga UBS Riacho foi inaugurada em 2011, durante a segunda gestão da prefeita Marília Campos.
Além da mudança de local, a UBS Riacho passa a atender com quatro Equipes de Saúde da Família (ESF) completas. No novo endereço, a UBS terá 16 consultórios, dez a mais que a antiga sede. Já o atendimento odontológico foi ampliado de um para três atendimentos. Ao todo, são 57 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, serão responsáveis pelo atendimento na unidade.
A prefeita Marília Campos participou da inauguração da nova sede e aproveitou para conhecer de perto o novo equipamento, que possui quatro andares, divididos em recepção, consultório odontológico e procedimentos (sala de vacina, sala de curativos) no térreo. Já nos segundo e terceiro andares estão os consultórios médicos e os consultórios destinados à equipe intermediária (psicologia, nutricionista, terapeuta, entre outros). O quarto andar abriga o Distrito Sanitário do Riacho.
“Nós temos investido muito na saúde para que nossos usuários sejam assistidos com qualidade. Com a pandemia, vimos a importância do Sistema Único de Saúde – SUS em nossas vidas. É preciso gastar mais com saúde para salvar mais vidas”, afirmou a prefeita.
Durante o encontro, Marilia Campos reafirmou o compromisso do seu mandato com a Saúde. “Não vamos investir apenas na atenção básica, mas também na urgência e emergência e na atenção especializada. Vamos construir, em breve, um novo Centro de Consultas Especializadas”, frisou.
O secretário de Saúde, Fabrício Simões, explicou que a inauguração de novos equipamentos para a atenção básica está no planejamento do atual governo. “Trabalhamos com três cenários, e um deles é essa restruturação física das unidades. Essa é uma entrega muito importante porque sabemos que a nossa equipe merece melhores condições de trabalho e ter uma unidade digna, com uma estrutura que atenda às necessidades da população”.
Segundo a diretora do Distrito Industrial Riacho, Carolina Castro Menicucci Grossi, a mudança foi necessária devido a população assistida e aumento dos serviços ofertados, o que ocasionou a necessidade de mudar a estrutura física para abrigar com qualidade os consultórios e facilitar o acesso da população, tanto no atendimento quanto na acomodação.
“O nosso intuito é proporcionar atendimento humanizado para a população. Isso é um processo contínuo que já estamos executando”, relatou.
O usuário da unidade e membro do Conselho Local de Saúde, José Geraldo Correia, comemorou a inauguração das novas instalações da UBS Riacho. “Esse é um grande passo para melhorarmos o acolhimento na nossa região. Com esse novo espaço, vamos ter um atendimento mais digno”.
Emendas para compra de mobiliário
O deputado federal Rogério Correia (PT) participou da inauguração da nova sede UBS e destinou R$ 400 mil de emendas parlamentares para a compra de mobiliários para a unidade. “O SUS salva-vidas! É importante protegermos e lutarmos por ele. Nós vemos o esforço do Executivo municipal para fortalecer cada vez mais o SUS. Com isso, podemos ajudar nessa tarefa. Consegui o recurso lá de Brasília para essa unidade oferecer atendimento de qualidade, com equipamentos novos que ajudarão nos atendimentos”, declarou o deputado.
Participaram da solenidade o vice-prefeito Ricardo Faria; o secretário de Governo, Pedro Amaral, o administrador Regional Riacho, José Rodrigues; a superintendente de Atenção à Saúde, Renata Felicíssimo; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Willer Alves Reis; a gerente da UBS Riacho, Renata Jorge, e os vereadores Vinícius Faria e Léo da Academia, além de membros dos conselhos locais de Saúde.
UBS Flamengo
A Prefeita Marília Campos visitou também a Unidade Básica de Saúde do bairro Flamengo. Durante o encontro, ela fiscalizou a instalações da unidade e conversou com os servidores sobre as demandas do local.