A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), iniciou ontem (19/7) a Campanha “Motorista Antenado”, com o objetivo de diminuir os acidentes ocasionados pelo uso de linhas com cerol e linhas chilenas para empinar pipas. A primeira ação da campanha aconteceu na avenida João Gomes Cardoso, na Ressaca, das 9h às 11h. No local, os agentes da TransCon distribuíram antenas corta-pipas para motociclistas e ciclistas e fizeram também a instalação das mesmas nos veículos.
O trabalho continua até o dia 30 de julho, em vários pontos das oito regionais de Contagem, com o fornecimento gratuito de 750 antenas no total. Também serão realizadas ações educativas para orientar os condutores sobre a segurança no trânsito.
A gerente de Educação para o Trânsito da TransCon, Fernanda Fajardo, explica que, por depender de uma adesão da sociedade, não é possível contar que apenas ações de conscientização são suficientes para erradicar o uso de cerol. “Por isso é tão importante garantir que os motociclistas estejam seguros contra as linhas cortantes”, completa a gerente.
A antena tem o objetivo de impedir que as linhas chilenas e o cerol atinjam o pescoço, tórax e braços dos motociclistas, ciclistas e passageiros, já que as motos e bicicletas não têm proteção frontal como os carros.
O motociclista Bruno Lopes participou da ação e garantiu sua antena corta-pipa. “Tenho muito medo! Às vezes ando colocando a mão no pescoço porque alguns amigos já sofreram acidentes e ficaram com sequelas graves”, disse. Segundo ele, a ação foi o que faltava para tomar a iniciativa de instalar a antena em sua motocicleta.
A Campanha “Motorista Antenado” é uma parceria da Prefeitura de Contagem, por meio da TransCon com a Ello Benefícios, empresa referência em proteção de motocicletas, e acontece anualmente na cidade.
Agentes instalam antenas corta-pipa gratuitamente em motocicletas e bicicletas, em todas as regionais da cidade
Acidentes com cerol e linha chilena
Segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), Contagem possui uma frota de 48.285 motocicletas em circulação na cidade. Os condutores desses veículos serão o foco principal da campanha da TransCon, mas outro alvo importante das ações serão os ciclistas, já que o número de pessoas que têm optado pelos deslocamentos de bicicleta, principalmente na pandemia, é crescente. Esses condutores são vítimas potenciais de acidentes com as linhas cortantes e podem sofrer lesões irreversíveis ou até perder a vida.
Segundo dados da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) — administradora do Hospital João XXIII —, desde 2019, 74 pessoas já receberam atendimento na unidade após acidentes com cerol e linha chilena.
Serviço
Campanha “Motociclista Antenado”
Data: 19 a 30 de julho
Horário: 9h às 11h
Local:
20/7 - Vargem das Flores - Avenida Retiro dos Imigrantes c/ Avenida dos Retirantes
21/7 - Petrolândia - Rua Durval Alves de Faria, 2500
22/7 - Eldorado - Avenida João César de Oliveira, 5555
23/7 - Nacional - Avenida Geraldo Rocha, 900
26/7 - Ressaca - Avenida Severino Ballesteros (em frente ao Shopping Contagem)
27/7 - Riacho - Praça Marília de Dirceu
28/7 - Sede - Rua do Registro
29/7 - Industrial - Avenida Alvarença Peixoto, 50
30/7 - Ressaca - Avenida João Gomes Cardoso, 346 (sentido bairro Cabral)