Um site falso de leilão de carros usou o nome da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (TransCon) para enganar as pessoas e aplicar golpes. O endereço https://patiotranscon.com/br/ não tem vínculo com a instituição e usou as marcas do Leilão Seguro e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para passar uma falsa credibilidade aos compradores dos veículos. Os golpistas usavam valores bem abaixo do mercado para atrair as vítimas.
A TransCon descobriu a fraude depois que um morador de Muriaé, município da Zona da Mata, entrou em contato com autarquia alegando ter adquirido um veículo em um leilão on-line e não ter recebido o automóvel.
Segundo Luís Felipe Calazans, representante jurídico da TransCon, o último leilão realizado pela autarquia foi em 24 de outubro de 2019. “O site é falso. A TransCon não está efetuando leilão de nenhum veículo no momento e não há previsão para voltarmos com essa atividade”, afirma o advogado.
A TransCon acionou a Polícia Civil para fazer o boletim de ocorrência e o caso está sendo investigado. A autarquia orientou as vítimas a também registrarem o crime na delegacia mais próxima. Os endereços de todas as delegacias do estado estão disponíveis no site www.policiacivil.mg.gov.br/pagina/unidades