A Prefeitura de Contagem iniciou nesta quarta-feira (9/6) a coleta seletiva no bairro Fonte Grande, 2ª e 3ª Seções. A coleta seletiva é uma das ações que integram a política pública socioambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e sua implantação no município faz parte do Plano Municipal de Coleta Seletiva.
Contagem agora conta com 39 bairros contemplados com o serviço, além de 127 condomínios residências, que juntos totalizam aproximadamente 20% da população do município.
Segundo o superintendente de Planejamento em Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, João Batista de Lima Filho, os catadores das associações parceiras e caminhões das associações realizaram a coleta dos recicláveis nas ecobags retornáveis que foram distribuídas na última semana.
“A realização da coleta seletiva e o encaminhamento dos resíduos para a reciclagem reduz a necessidade de extração de matéria-prima do meio ambiente para fabricação de novos produtos. O avanço na cobertura do serviço e os seus impactos positivos incentivam a população às práticas mais sustentáveis e leva à compreensão da obrigatoriedade em separar adequadamente os seus resíduos gerados”, afirma o superintendente.
Em Contagem, já são coletadas mensalmente cerca de 190 toneladas de recicláveis, que contribuem para a ampliação da vida útil do aterro sanitário e a geração de trabalho e renda para mais de 90 catadores da Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis de Contagem (Asmac) e da Associação Rede Solidária de Contagem (Coopercata).
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Fonte Grande, Márcio Antônio, agradeceu a secretaria pela iniciativa de levar a coleta para o bairro. “Quero agradecer todos os envolvidos por trazer esse projeto para nosso bairro. A coleta seletiva traz grandes benefícios para nossa comunidade, além de gerar renda para os catadores”, afirma.
Ele convida todos os moradores para fazerem parte do projeto. “Quero convidar a todos do bairro Fonte Grande que façam sua parte, separem seus resíduos. Vamos contribuir para uma cidade mais limpa e mais cuidada”, pede Márcio.
O administrador da Regional Sede, Lindomar Diamantino, a presidente da Associação Rede Solidária de Contagem (Coopercata), Marly Firmino, e toda equipe da Superintendência de Planejamento em Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente (SUPRES) também foram prestigiar o início da coleta e reforçar a importância do serviço e da adesão da população.