Evitar uma gravidez indesejável não é papel apenas da mulher. A cirurgia de vasectomia é uma das formas de prevenir a gestação. Para incentivar o engajamento dos homens no planejamento familiar, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove de abril a junho um mutirão deste procedimento cirúrgico.
Estão previstas cerca de 400 cirurgias, dobrando a quantidade de agendamentos mensais de vasectomia. Os 380 homens que estão na fila pelo procedimento serão operados no mutirão. Obrigatoriamente eles já deverão ter participado das reuniões do planejamento familiar com as equipes de Saúde da Família e estar com os documentos em dia, como o termo de consentimento assinado e exames laboratoriais sem alteração.
As cirurgias serão feitas nos Centros de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz e Ressaca. A gestora da Atenção Especializada da SMS, Aliny Vasconcelos, explica que a vasectomia é um procedimento cirúrgico relativamente simples e que está disponível na rede SUS/Contagem.
“O homem pode participar do processo de planejamento da família ao optar por uma vasectomia, que é um procedimento cirúrgico simples, rápido e que pode ser feito sem a necessidade de internação”, afirma a gestora. Os interessados devem procurar por uma unidade de saúde para os devidos encaminhamentos.
A rede SUS/Contagem conta com quatro especialistas em urologia, três no CCE Iria Diniz e um na unidade do Ressaca.