Os setores de Internação do Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus e do Hospital Municipal de Contagem José Lucas Filho passaram a trabalhar integrados. Ambos desempenhavam a mesma função, só que em ambientes separados. Agora, compartilham o mesmo local e as equipes desenvolvem as atividades conjuntamente.
“A mudança começou no início de agosto e vem dando muito certo. Além de dar ao público fácil acesso, a Central de Internação Integrada otimizou os processos de trabalho”, contou a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Mariane C. Rios Silveira Oliveira.
A central agora está localizada no encontro dos dois prédios. Lá, os colaboradores são responsáveis por receber todos os pedidos de internação e transferência de pacientes e fazer a gestão dessas solicitações de internação e registrar nos sistemas - SUS Fácil e de Gestão Hospitalar Interno (SPDATA), além de controlar os leitos disponíveis na rede assistencial e a ocupação de vagas.
As internações são realizadas diariamente pelas unidades que formam o Complexo Hospitalar de Contagem (CHC). Os pedidos chegam ao local pelos acompanhantes de pacientes, pelos colaboradores do transporte sanitário ou das demais áreas da assistência no local. A coordenadora do NIR explica que o setor tem um papel importante para regulação do serviço de saúde, precisando interagir com as demais áreas do núcleo e do hospital.