O Projeto Sada Vôlei, que funciona no Poliesportivo do Riacho, em Contagem, tem formado cidadãos e jogadores de destaque como é o caso da atleta Yasmim Oliveira, de 16 anos, que foi contratada pela equipe Sesi Bauru, de São Paulo.
Segundo o assessor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e coordenador do Projeto Sada Vôlei, Antônio Carlos Marques Mota (Kaká), Yasmin é uma jovem educada e uma jogadora muito habilidosa que realizou testes no time do Sesi Bauru, em dezembro de 2020, e foi contratada em janeiro deste ano.
“Yasmim foi revelada pelo Projeto Sada Vôlei e mais um fruto do excelente trabalho do professor do núcleo de Contagem, Reinaldo Dantas, responsável também por revelar vários outros jovens que integram as categorias de base do Sada Cruzeiro e de outras equipes do país”, disse.
Yasmim Oliveira mudou-se para a cidade de Bauru, em São Paulo, e já começou a treinar na equipe sub-17. “Minha mãe e eu estávamos procurando algum esporte para praticar e, devido a minha altura, optamos pelo vôlei. Está sendo muito gratificante integrar a equipe paulista, uma equipe reconhecida no vôlei”, disse a atleta contagense.
A mãe de Yasmim, a analista de Contratos Claudineia Santana de Oliveira, disse que sempre apoiou a filha para praticar o vôlei. ”No início, Yasmim teve muita dificuldade na adaptação, mas com o nosso incentivo e com o excelente trabalho dos técnicos e coordenadores do projeto, ela desenvolveu bastante. Já a transferência para São Paulo foi super tranquila. A equipe do Sesi Bauru dá muito apoio e a estrutura é excelente. Hoje Yasmim mora em um condomínio ao lado do ginásio junto com outras jogadoras do time”, explicou.
Projeto Sada Vôlei
O Projeto Social Sada Vôlei é totalmente gratuito, não há nenhum tipo de pagamento, nem matrícula é cobrada e os alunos ainda ganham uniformes. O núcleo em Contagem atende cerca de 200 crianças e jovens, de 7 a 14 anos, meninos e meninas, que têm duas aulas por semana de fundamentos do voleibol, sempre no contraturno escolar.
“As atividades foram paralisadas em março de 2020, por conta da pandemia, mas serão retomadas com todas as medidas de segurança capazes de proteger os profissionais e atletas. Na próxima semana vamos reabrir as matrículas para que as aulas recomecem no mês de junho”, explicou Kaká.
De acordo com o coordenador, a parceria entre o Sada Cruzeiro e a Prefeitura de Contagem já dura mais de dez anos. Desde 2015, o Poliesportivo do Riacho se transformou em Centro de Excelência do Voleibol com o Projeto Sada Vôlei.
“A Prefeitura cede o espaço onde também joga o time profissional do Sada Cruzeiro, um dos maiores times do Brasil. São jogos nacionais e internacionais quando os alunos têm contato com os jogadores. Esses momentos são um grande incentivo para os alunos”, enfatizou.
Além de Contagem, o Projeto Sada Vôlei têm núcleos em mais sete municípios de Minas Gerais: Betim, Sete Lagoas, Ribeirão das Neves, Ibirité, Vespasiano, Barão de Cocais e Ouro Preto, com cerca de dois mil alunos atendidos.