Idosos com sintomas de Covid-19 moradores das Instituições de Longa Permanência (ILPIs) do Município, públicas ou privadas, estão sendo encaminhados para isolamento e atendimento em um hotel alugado pela Prefeitura de Contagem. A parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social é para evitar a propagação da doença entre as pessoas dessa faixa etária. O Município conta com 29 instituições de longa permanência que abrigam cerca de 600 idosos.
Desde o dia 12 de agosto, os residentes que testam positivo para a doença são alocados no hotel e recebem atendimento até a recuperação. Atualmente, 13 idosos estão hospedados no local. A Secretaria Municipal de Saúde avalia os casos suspeitos e confirmados e, em caso de necessidade, faz a transferência para a rede hospitalar, ou para o isolamento no hotel alugado.
Além das acomodações, a prefeitura disponibiliza equipes assistenciais que acompanham os pacientes durante todo o dia. A estrutura conta com cuidadores, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, auxiliar de cozinha, enfermeira e médica. No hotel, os profissionais da saúde acompanham cada um dos casos suspeitos.
Amparo
A prefeitura, por meio de um plano de contingência, tem amparado as ILPIs de todo o município independentemente se públicas ou privadas. A Secretaria Municipal de Saúde fornece equipamentos de proteção individual, insumos, testagem, assistência pela equipe de saúde in loco, diariamente quando caso suspeito ou confirmado, e semanalmente nas demais instituições em que não há casos suspeitos.
De segunda a sexta-feira, há um telemonitoramento feito pelas médicas geriatras do município a cada ILPI no qual são repassadas orientações, sensibilizações, além do monitoramento dos residentes.