A Ressaca foi a primeira regional administrativa de Contagem a inaugurar o Conselho Gestor dos Territórios e já está trabalhando para a composição do comitê local. Durante o mês de maio e início de junho, os territórios regionais irão formar conselhos, que atuarão como órgãos consultivos para a formulação de projetos e implementação de recursos em ações emergenciais da cidade.
Para auxiliar as oito regionais serão criados, em cada território, um conselho gestor e um comitê local, sendo o primeiro formado por representantes dos equipamentos públicos (Cras, Creas, Distrito Sanitário de Saúde, conselhos tutelares, Guarda Municipal e diretores de escolas) e, o segundo, pela Sociedade Civil Organizada. “O conselho gestor foi constituído no dia 11 de maio. A partir do dia 13 de maio, iniciamos conversas com os segmentos para iniciarmos a formação do comitê”, conta a administradora da Regional Ressaca, Maria José Pacheco.
Ela explica que, devido à pandemia, as reuniões ficam limitadas e necessitam ser feitas por setores. Até o início do mês de junho o comitê local deverá estar formado. “Reunimos com o segmento de mulheres e com a juventude. Vamos conversar com outros setores para já no início de junho termos a composição feita. Este é um importante órgão de apoio para a administração regional e, consequentemente, para a Prefeitura de Contagem”. Para Maria José é fundamental que a sociedade esteja devidamente representada. “Cada classe sabe o que é necessário e quais as urgências e emergências que o segmento precisa”, completa.
COMITÊ LOCAL
O comitê local será uma instância representativa da participação popular dos diversos setores da sociedade civil de cada território. A ele compete planejar, propor, monitorar e fiscalizar as ações de competência de cada Administração Regional. Seus membros poderão planejar e recomendar ações estratégicas para solução das demandas do território; monitorar e fiscalizar a execução das ações planejadas; avaliar e propor ajustes nos procedimentos executados, visando alcançar melhorias dos resultados.
Ele se reunirá a cada 30 dias, ou extraordinariamente, sempre que houver necessidade, mediante convocação do Administrador Regional por solicitação de 1/3 dos membros, com antecedência mínima de 7 dias, desde que a pauta esteja em consonância com os objetivos e as atribuições do Conselho Regional.
Repórter João Vitor Viana Fotos divulgação Regional Ressaca