Na manhã desta quinta-feira (13/5), os agentes de trânsito da Transcon realizaram uma ação educativa na avenida Babita Camargos, para promover o Movimento Maio Amarelo. Em uma “blitz do bem”, os motoristas que passaram pelo local receberam informações do movimento que chama atenção para o grande número de mortos e feridos em acidentes de trânsito no mundo.
Comportamentos como usar o cinto de segurança, estacionar somente em local permitido pela sinalização e transportar crianças com os dispositivos de segurança foram elogiadas pelos agentes, que também alertaram para aqueles que trazem risco aos motoristas.
A diretora de Operações da autarquia, Mariele Marília, esclareceu que o objetivo da ação foi identificar motoristas que contribuem para um trânsito melhor. “Aplicamos um questionário para constatar se o motorista age com responsabilidade e respeito no trânsito”, explica. Ao fim de cada abordagem, os condutores que tinham atitudes consideradas responsáveis receberam um certificado simbólico de “motorista consciente”.
O presidente da Transcon, Renato Ribeiro, esteve presente na ação e ressaltou que o respeito e a responsabilidade, tema da campanha de 2021 do Maio Amarelo, devem ser praticados durante o ano todo. “No mês de maio lembramos a população da atenção às leis de trânsito, da segurança, do cuidado e da responsabilidade que cada um de nós tem para transformar o trânsito em um lugar mais seguro e melhor para se conviver”, reforça o presidente da autarquia.
A motorista Juliana Santos, uma das condutoras abordadas pelos agentes de trânsito, se considera uma motorista responsável. “Temos que passar a prestar mais atenção nas nossas atitudes no trânsito, não só por nós mas também pelos que estão ao nosso redor”, afirma. O motociclista Wilson Amorim acredita que ações como essa reforçam a necessidade de sermos cada vez mais conscientes em relação ao nosso comportamento no trânsito.
Repórter Paola Siman Carvalho Fotógrafo Élis Carmo Leite Junior