A Prefeitura de Contagem segue as orientações vindas da secretaria de Estado de Saúde do governo de Minas Gerais. As vacinas que são entregues já vêm direcionadas para determinados públicos e com a definição de dose a ser aplicada. Cabe à Prefeitura garantir a aplicação das doses nas unidades de saúde da rede pública. Por isso, qualquer ampliação depende da entrega pelo estado de número suficiente de doses para cada público alvo.
Contagem tem mostrado eficiência e rapidez na aplicação das vacinas para que a população seja imunizada o mais rápido possível. E segue rigorosamente as regras que definem a quantidade de doses para cada grupo e faixa etária.
“Todos esses cálculos, essas estratégias de vacinação, têm que ser muito bem pactuados com a Secretaria de Estado de Saúde, principalmente, para que sempre a gente garanta as duas doses. Quanto mais rápido a gente conseguir avançar na vacinação, quanto mais rápido o Ministério da Saúde nos enviar mais doses, quanto mais rápido a secretaria de Estado nos enviar mais doses, mais rápido conseguimos superar esse momento tão complexo que estamos vivendo”, explica o secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões.
A Prefeitura de Contagem tem um excelente aproveitamento na imunização da covid-19, superando 75% de aplicação das doses recebidas até segunda-feira (5/4). Fazendo uma comparação simples: quando analisamos os mesmos dados em Minas Gerais houve aplicação de 59,3% e no país todo 49,9%. Na terça-feira (6/4), recebemos 26.410 doses que serão direcionadas para a aplicação da segunda dose dos idosos acima de 70 anos, trabalhadores da saúde e primeira dose destinada às forças de segurança.
“Peço um pouco de tranquilidade. Eu sei que todos nós estamos ansiosos, nós, profissionais da saúde, também estamos. Mas nós dependemos muito dessa programação do governo de Minas Gerais. Assim que o estado nos passa essa informação, conseguimos formalizar para a cidade de Contagem qual o próximo grupo que vai ser vacinado”, destaca o secrretário.
Com a chegada da 11ª remessa, Contagem recebeu ao todo 112.416 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, para a aplicação das doses 1 e 2. De acordo com o vacinômetro de quarta-feira (7/4), já foram aplicadas 68.871 doses, sendo 59.383 doses 1 e 13.392 doses 2. No momento, o município está imunizando o grupo prioritário de trabalhadores da saúde, idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pessoas com deficiência moradoras de lares inclusivos, quilombolas e idosos a partir de 67 anos.