A prefeita de Contagem, Marília Campos, visitou nesta quarta-feira (24/2), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque São João, em Contagem. Acompanhada do secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, ela circulou por toda unidade perguntando aos pacientes como estão os atendimentos, e aos servidores, como está o funcionamento da unidade de saúde que se tornou referência para toda a região. Os agentes de saúde aproveitaram para parabenizar Marília Campos e lembrar que ela foi a única prefeita a visitar as unidades de saúde nos últimos anos.
A diretora do Distrito Sanitário Dileide Viegas, e a enfermeira Bruna Vidigal, mostraram toda a estrutura e apresentaram as equipes que trabalham das 7h às 17h, atendendo, principalmente, os moradores dos bairros Parque São João e Perobas.
Bruna Vidigal contou que a unidade já atendeu e encaminhou vários casos de urgência e emergência no município. “Por ser uma unidade de referência, atendemos todas as demandas da comunidade. Os pacientes já conhecem os médicos que os atendem e, por isso, se sentem mais confiantes. É muito importante esse vínculo”, ressaltou.
A prefeita perguntou aos servidores como estão sendo realizados os exames preventivos de câncer do colo de útero na unidade de saúde e confirmou que pretende manter as equipes das unidades para não quebrar o vínculo entre pacientes e servidores. "Reconheço a importância de manter os vínculos. Mesmo que as empresas sejam substituídas após as licitações, vamos permanecer com as equipes que estão funcionando bem. Faremos isso para o bem da população”, frisou.
O secretário Fabrício Simões também concorda com a manutenção das equipes e disse que o vínculo entre pacientes, médicos e toda a equipe da unidade é positivo e importante para a saúde dos usuários.
Funcionários da Prestar, empresa terceirizada que gerencia a unidade disseram que gostam de trabalhar na unidade de saúde.
A paciente Oliris Goncalves Pereira, de 63 anos, moradora do bairro Parque São João há 43 anos, informou que gosta muito do atendimento da UBS. “Aqui parece uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sempre nos atendem bem e já se tornou referência para toda a população”.
A médica da família Gabriela de Pádua pediu à prefeita que faça concurso público para que não haja tanta rotatividade de servidores. “Queremos e precisamos que os servidores permaneçam por mais tempo trabalhando nas unidades para que o vínculo com a população seja mantido”. Ela aproveitou para sugerir que o município realize o procedimento de contra referência que serve para registrar todos os atendimentos realizados aos pacientes.
Também participaram da visita à UBS Parque São João, o secretário de Governo, Pedro Amaral, e o assessor especial, Albert Pluck.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: https://www.flickr.com/photos/191922565@N02/50975676088/in/album-72157718415364878/