Ao todo, foram contabilizados 119 estabelecimentos fiscalizados e orientados quanto às novas regras do Decreto 004/21
Mais um final de semana de atuação da Patrulha Pacto pela Vida. Entre os dias 28 e 31/01, 44 estabelecimentos comerciais, entre bares e restaurantes, foram fiscalizados com o objetivo de conscientizar proprietários e população. Destes 44, nove (9) foram interditados e cinco (5) multados por descumprimento do Decreto 004/21 e dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
A patrulha é formada por agentes da Guarda Civil e PMMG e fiscais de Postura, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente . Em janeiro, a operação foi intensificada e percorreu, nos últimos finais de semana, diversos pontos comerciais da cidade no período noturno. Além de bares e restaurantes, a operação fiscalizou casas de shows, distribuidoras de bebidas, eventos e festas irregulares na cidade. Muitos locais foram fiscalizados após denúncia da população.
O mês fechou com 119 estabelecimentos visitados e fiscalizados. A operação Pacto pela Vida priorizou aqueles com reiterados descumprimentos dos protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia.
Pacto pela Vida: é um plano para preservar a saúde da população e manter o comércio funcionando. Suas diretrizes foram construídas através do diálogo entre a Prefeitura de Contagem, a Câmara Municipal de Contagem, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e mais de 200 lideranças empresariais, comerciais, industriais e religiosas. O Plano norteou a publicação do Decreto 004/21 e a realização de uma campanha educativa, que está sendo divulgada por toda cidade.