A partir de segunda-feira (11), as consultas especializadas e outros procedimentos, anteriormente marcados para o Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz, passarão a ser feitas nas outras unidades de saúde pública do Município. O anúncio foi feito pela prefeita Marília Campos durante entrevista coletiva, promovida nesta sexta-feira (8), na sede da Prefeitura de Contagem.
Na ocasião, foi apresentado o Plano de Contingência para a prestação dos serviços. A prefeita também informou que a médio e longo prazos a prefeitura providenciará um novo local para funcionamento definitivo da unidade que foi demolida.
Além disso, a medida garante uma economia aos cofres municipais de R$ 160 mil por mês, já que não haverá o pagamento de aluguel do imóvel. “Foi realizado um contrato de locação com o município por 60 meses, ao fim deste período, a administração teria um gasto de R$ 9 milhões”, destacou.
Acompanhada do vice-prefeito Ricardo Faria e do secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, a prefeita explicou que a descentralização das consultas especializadas aproxima a população dos serviços. “Diante do problema que encontramos, logo no primeiro dia de governo, com a transferência inesperada do CCE Iria Diniz e a suspensão das consultas, nos posicionamos contrários a esta medida. Comunicamos à população e iniciamos uma busca ativa no município por equipamentos públicos que pudessem garantir as consultas especializadas. A população será bem atendida, até porque na descentralização a população fica mais próxima do serviço que será ofertado”, afirmou.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, a atual administração focou na solução. “Na semana que vem, vamos iniciar uma estratégia de descentralização das consultas, aproximando o atendimento médico dos bairros. Queremos deixar a população tranquilizada, principalmente, as pessoas que tiveram as consultas suspensas”.
Ele informou que profissionais da Secretaria de Saúde entrarão em contato com os pacientes e haverá um sistema de informação por meio da ouvidoria, que estará disponívelInformações para a remarcação das consultas poderão ser obtidas por meio dos telefones: 3472-6274/ 3472-6275/ 3472-6277/ 3472-6278.
O secretário acrescentou que os atendimentos do Pré-Natal de Alto Risco já estão sendo encaminhados para a UBS Água Branca (rua Seis,320 – Conjunto Água Branca), e os demais procedimentos para outras unidades do Município, conforme o Plano de Contingência elaborado por técnicos da Secretaria de Saúde.
Confira abaixo onde serão realizados os atendimentos das consultas e procedimentos realizados pelo Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz: Ginecologia e Obstetrícia - A partir de 11/01, os atendimentos do PNAR serão realizados de forma descentralizada no CASF Vargem das Flores (usuárias de Vargem das Flores) CCE Ressaca (usuárias do Nacional e Ressaca) e UBS Centro (CAD/antigo prédio do Mafunfo) (usuárias do Eldorado, Sede, Riacho, Petrolândia e Industrial). - Os agendamentos de ultrassonografias obstétricas serão realizados no ambulatório do Centro Materno Infantil.Cirurgia geral, cirurgia plástica e dermatologia (cirúrgica) - A partir de 11/01, os atendimentos serão realizados no centro cirúrgico do Hospital Municipal de Contagem (usuários do Eldorado, Sede, Industrial, Riacho, Petrolândia e Vargem das Flores) e no centro cirúrgico do Centro de Consultas Especializadas Ressaca (usuários do Ressaca e Nacional). Serviço de Acompanhamento de Curativos Especiais (SACE) Angiologia e Cirurgia Vascular - Suspensão das atividades do SACE e do ambulatório Pé-diabético no período até 11/01. A avaliação deverá ser feita na UBS de referência. - Suspensão das 57 consultas com Angiologia e Cirurgia Vascular até 11/01. - A partir de 11/01, os atendimentos do SACE, ambulatório de curativos Pé-diabético e dos atendimentos de angiologia e cirurgia vascular serão realizados na UBS Cesu Eldorado. Ambulatório de Hematologia - Os atendimentos (consulta e coleta de material para mielograma e/ou biópsias) estão sendo realizados no ambulatório do Hospital Municipal de Contagem.
Programa de Acompanhamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) - Suspensão dos atendimentos do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) até 11/01. - A partir de 13/01, os serviços do Programa de Acompanhamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) serão realizados no CEREST Contagem. Cardiologia, Dermatologia, Ortopedia, Urologia e Geriatria - Suspensão dos atendimentos até 11/01. - A partir de 11/01, os agendamentos serão encaminhados para o CASF Vargem das Flores (usuários de Vargem das Flores), CCE Ressaca (usuários do Nacional e Ressaca) e na UBS Centro (CAD/Mafunfo) – usuários do Eldorado, Sede, Riacho, Petrolândia e Industrial. Mastologia, Gastroenterologia, Endocrinologia e Nefrologia - Suspensão dos atendimentos até 11/01. - A partir de 13/11, os atendimentos de mastologia, nefrologia, gastroenterologia e endocrinologia para a UBS Centro (CAD/antigo prédio do Mafunfo).
Otorrinolaringologia e oftalmologia - Suspensão dos atendimentos até 11/01. - Contratação emergencial para a oferta de consultas oftalmológicas até que o novo ambulatório esteja pronto. - A partir de 13/01, os atendimentos de otorrinolaringologia e oftalmologia serão realizados na nova sede do CEAPS na rua Tubira. Serviço e Reabilitação (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional) - Suspensão dos atendimentos até 11/01. - Reforma da antiga estrutura do Centro de Autorização de Procedimentos em Saúde (CEAPES), para a transferência do serviço de reabilitação (fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional). Previsão de início das atividades a partir de 15/01.
Outras ações:- Contratação emergencial, ampliação da oferta de EEG, consultas oftalmológicas, ultrassonografias de vias urinárias, abdominal, mama/axilar e de articulações de forma a suprir as demandas previstas, até que um novo equipamento seja apresentado para a gestão. - Reforma da antiga estrutura do Centro de Autorização de Procedimentos em Saúde (CEAPES), para transferência do serviço de ultrassonografia, eletrocardiografia e eletroencefalografia, além de atendimentos de consultas especializadas que foram transferidos para o CEREST. - Articulação com a Ouvidoria do SUS Contagem para melhor orientação dos usuários quanto à reorganização da oferta de serviços do Centro de Especialidades Iria Diniz.