As aulas do Projeto Oficinas Culturais, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Juventude, deixaram de ser presenciais e passaram a ser feitas de maneira on-line em razão da pandemia do novo coronavírus e para preservar o isolamento social dos alunos inscritos nas várias modalidades de cursos oferecidas pelo projeto.
O projeto engloba aulas de iniciação de teatro, pintura em tela e tecido, artesanato, desenho, fotografia, tricô, além de aulas de balé, dança de salão, violão, violino e teclado. Há ainda cursos de culinária, técnicas vocais e de corte e costura.
De acordo com Tatiane Pereira de Oliveira, Coordenadora do projeto, as aulas a distância foram a solução para que as atividades não fossem descontinuadas. “A partir do dia 23 de março, as aulas começaram a ser on-line em virtude da Covid-19. De acordo com a necessidade das oficinas, o instrutor procurou meios para os alunos se adaptarem a essas aulas. Temos um público com idade variadas de três até 80 anos. Então, cada oficina tem uma particularidade diferenciada de acordo com a faixa etária”, explicou a gerente.
Conforme Tatiane Oliveira, em razão da variedade das oficinas ministradas pelo projeto, os professores utilizam os meios mais adequados para cada modalidade de ensino. “Alguns instrutores estão dando aulas através de vídeos enviados nos grupos de Whatsapp, pois é a ferramenta mais utilizada pela população, e geralmente a maioria tem acesso, sem contar a facilidade de acessar o aplicativo. Quando são crianças, as mães acompanham. E o público da terceira idade não tem tido problemas para participar das aulas. Caso surja alguma dúvida, parentes próximos esclarecem”, explicou.
Outro meio utilizado para as aulas são as plataformas virtuais que permitem a interação, em chamadas de vídeo on-line, de várias pessoas ao mesmo tempo. “As aulas estão sendo ministradas em dias e horários nos quais as aulas presenciais já aconteciam. As oficinas têm duração de uma hora, cada professor tem seis turmas. Com essa nova adaptação on-line, os professores ficam sempre disponível para tirar dúvidas até mesmo fora dos dias e horários das aulas”, afirmou a coordenadora.
Aprendizado on-line
Tatiane disse que a modalidade a distância deverá ser incorporada em alguns cursos, mesmo após o retorno da normalidade e das aulas presenciais. “Depois que passar essa fase de isolamento social, além das aulas presenciais, os professores podem adotar também mais exercícios on-line e trabalhar com mais vídeos- aulas, pois tem tido um retorno muito satisfatório. Podemos também criar grupos somente para oficinas a distância. É um cenário para ser discutido juntamente com todos os instrutores”, avaliou.
Professora de violão, Thamires Lana Magalhães Santos afirmou que a nova realidade do ensino trouxe também desafios e barreiras que precisam ser suplantados. “Através da tecnologia foi que eu e meus alunos prosseguimos com os estudos. Vídeos, fotos e arquivos são compartilhados no aplicativo WhatsApp e, dessa forma, vamos alcançando os objetivos propostos. A maior dificuldade encontrada, no entanto, está em prestar atendimento aos alunos que não possuem acesso a internet ou a um aparelho celular. Contudo, estamos nos organizando e buscando novas formas para solucionar o impasse”, declarou.
O aluno José Edir de Almeida, 62, disse encarar como uma “reinvenção’ o momento pelo qual passa o projeto. “Apesar do momento pelo qual passamos, é uma grande oportunidade para que nos reinventemos. O treinamento em casa exige um pouco mais de dedicação. Mas com o esforço nosso, dos professores e da equipe venceremos o vírus e aprenderemos a tocar”, salientou.
Projeto
O Projeto Oficinas Culturais foi retomado em junho de 2017, com maior número de oficinas e abrangendo vários espaços em Contagem, para dar mais acesso à população.
As oficinas acontecem no Espaço das Artes, no Centro Cultural, no Parque Ecológico Eldorado, além do CSU e na Regional Nacional. As oficinas são semestrais, período no qual, em média, 1.500 alunos concluem as oficinas.