A Prefeitura de Contagem continua as operações de fiscalização com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas. No sábado (11/4), a equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Guarda Municipal, realizou ações de monitoramento em vários pontos da cidade conforme prevê o Decreto nº 1.568, que determina, dentre outras medidas, a proibição de aglomerações e eventos em função da Covid-19.
A partir de denúncias, a equipe de Fiscalização da Semad foi acionada e esteve em duas casas que, supostamente, estariam promovendo bailes funk. “Quando chegamos aos locais, constatamos que não havia nenhuma festa”, relatou a diretora de Fiscalização de Meio Ambiente, Sirlene Almeida. “Mesmo assim, chamamos os proprietários e orientamos sobre a proibição”.
Durante a ronda, foram feitas também abordagens a bares que estavam abertos. Os proprietários receberam orientação e informações acerca do decreto. O pedido para encerrar as atividades foi prontamente acatado.
Até o momento, não foi necessário aplicar multas. As operações têm sido de caráter informativo e educativo. No entanto, "o saldo das operações mostra que a maioria da população já está consciente, evitando aglomerações e cumprindo de forma prévia o decreto da Prefeitura de Contagem", destacou a diretora.