O número de ausências a consultas e exames médicos tem crescido no Município e prejudicado o atendimento prestado à população que utiliza esse serviço público. A principal causa é a dificuldade de contato dos profissionais da saúde com os pacientes que agendam os procedimentos e mudam o contato telefônico.
A avaliação foi feita por integrantes do Centro de Autorização de Procedimentos em Saúde (Ceaps), onde é realizada a autorização e regulação dos procedimentos. “Dependendo do exame é possível chegar em 40% de ausências em uma agenda. Assim, o profissional deixa de atender outros pacientes e fica ocioso na unidade”, de acordo com Carolina Martins, diretora do Complexo Regulador.
O exame de ultrassom é o que tem maior número de ausências. Por falta do contato prévio, a equipe responsável pelo exame não consegue instruir com antecedência o paciente no tocante aos preparos necessários para a realização do exame.“Eles trocam de telefone o tempo todo e não fazem a atualização daquele contato. Assim, não são encontrados para receber as informações necessárias”, explicou a diretora. Atualização de dados O banco de dados dos usuários do sistema público de saúde de Contagem é facilmente atualizado. O paciente só precisa entrar em contato com o setor administrativo da Unidade Básica de Saúde (UBS) que frequenta e, prontamente, o cadastro é atualizado. Com isso, os pacientes poderão ser contatados para receber as orientações sobre os exames.Texto: Tayna Oliveira sob supervisão de Lucas Santos