Devido à incompatibilidade da arborização existente no canteiro central da avenida Babita Camargos, que pode levar ao risco de queda de galhos e árvores e à interrupção do fornecimento de energia para a região da Cidade Industrial, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em uma ação conjunta com a Cemig, vai realizar a substituição de todos os indivíduos arbóreos da avenida.
No local, além de uma grande quantidade de árvores de grande porte, há a presença do sistema elétrico de alta tensão composto pelas Linhas de Distribuição X e Y, que abastecem a rede industrial de Contagem.
No plano de manejo arbóreo que será colocado em prática na próxima semana, a substituição das árvores existentes será feita por espécies de médio porte, cujo hábito de crescimento é mais adequado para o local por não oferecer risco às Linhas de Distribuição. Cerca de 95 árvores serão substituídas.
Ganhos com o projeto
O projeto trará mais segurança, uma vez que os galhos não correrão o risco de tocar na rede elétrica. Entre outras vantagens, a ação também evitará uma possível interrupção do fornecimento de energia para a Cidade Industrial e proporcionará mais economia para Contagem, uma vez que as podas serão menos frequentes e com menos risco, além de manter a cidade mais limpa e visualmente mais agradável.