O último final de semana, em Contagem, esteve bastante agitado nas praças da Glória, regional Eldorado, e Tancredo Neves, regional Sede, com os respectivos eventos “Oba, é feriado!” e “Hoje é Dia de Brincar”. O público lotou os dois espaços que contou com uma programação bastante diversificada e alegre.
No Eldorado quem chegou cedo pôde aproveitar os shows de talentos que tomaram conta do palco. No ambiente era possível ver que as famílias trouxeram os seus filhos e aproveitaram o Feriado Católico. A Praça da Glória recebeu a contadora de histórias e a cantora Rúbia Mesquita, o Grupo Trampulim, o Palhaço Popó e a Sociedade do Riso. Todos muito acalorados e aclamados pelo público. Mas o que também chamou a atenção foram alguns estudantes da Rede Municipal que resolveram colocar o talento no palco para cativar o público presente. Era possível ver que o talento não é só dentro de sala de aula, mas no meio artístico também.
O jovem estudante de 16 anos da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) Cruzeiro do Sul, Ramon Vilaça, colocou o chapéu de cowboy e, junto com a sua viola caipira, tocou os clássicos da música sertaneja nacional. “A viola é um instrumento bastante diferenciado e isso tem me conquistado. O meu incentivo para tocar veio da família e também dos meus professores que admiram o meu trabalho e o sonho em tocar nos eventos que atendam a esse público”, destaca Vilaça.
Durante o evento era possível perceber as crianças e suas famílias tendo à disposição bambolê, elástico, amarelinha, rouba bandeira, pula corda, bolhas de sabão e jogos gigantes de dama, dominó, resta um, jenga, para brincarem e também fazerem amigos. Ao lado da Prefeitura de Contagem, na Praça Tancredo Neves, o evento “Hoje é dia de Brincar” recebeu os moradores da região para fomentar a ida aos espaços públicos e terem um final de semana agradável com jogos lúdicos e muita atividade física com a equipe do Pratica Contagem.
O secretário de Cultura, Esporte e Juventude, José Carlos Gomes, afirmou que eventos desse porte garantem a sensação de pertencimento e o objetivo foi alcançado com a ida dos moradores do entorno. “A cidade é de todos e o nosso serviço mostrou que é possível fazer eventos lindos, públicos e com o principal, as famílias envolvidas”, esclarece.
Na opinião da servidora pública, Riviane Vieira, atividades físicas ajudam a tirar as crianças da ociosidade e os esportes ajudam a melhorar os rendimentos na vida social. “Eu gostei muito do que foi feito aqui na praça, de maneira gratuita e trazer o Pratica Contagem foi importante para as crianças e pais a estarem atentos com a atividade física. Esse foi o ganho maior”, finalizou.