A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) realizaram, durante toda a semana passada, atividades comemorativas pelo dia 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional do Idoso. É importante ressaltar que o idoso tem um papel importante em todas as sociedades. Eles são líderes trabalhadores, aposentados, detentores de sabedoria, avós, cuidadores e voluntários.
A programação foi variada e realizada pelos dez Cras e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Vargem das Flores. Ocorreram palestras, rodas de conversa, cafés interativos, consultas direcionadas, orientações, exposição de fotos e muito lazer.
Para a diretora da Proteção Básica, Silvânia Burato, a importância de instituir a Semana do Idoso nas agendas dos Serviços dos CRAS, nos permite criar ações que visam garantir os direitos sociais da pessoa idosa, levando informações sobre seus direitos. “Proporcionar sua integração e atuação no território, promovendo sua interação mantendo os socialmente ativos, além de proporcionar encontros intergeracionais e acima de tudo garantir o direito ao convívio familiar e comunitário”, destacou a diretora.
De acordo com um dos palestrantes, o Coordenador do Fórum Estadual da Pessoa Idosa, Dilson José de Oliveira essas ações promovidas têm o objetivo de chamar a atenção para a valorização e estímulo da pessoa idosa, tendo em vista a inserção da terceira idade nos diversos espaços da sociedade. “Os idosos merecem ser respeitados como pessoas ainda cheias de vida, sonhos e desejos como qualquer outro cidadão. É extremamente importante lembrar, que no processo de envelhecimento, o papel da família é fundamental, no sentido de acolher a pessoa, promovendo, assim, o seu cuidado, tanto físico quanto emocional” reforça o coordenador.
Segundo a coordenadora do CRAS Sede, Nelsa Maria Pinto, toda essas ações são planejadas para que esses idosos se realizem plenamente em seus direitos, consigam envelhecer com segurança e dignidade, participando da vida econômica, política e social do País, tendo a oportunidade de se desenvolver até nos últimos anos de vida. “Estes cuidados significam: Atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho, compreensão, responsabilidade, a ser partilhado entre os membros da família e da sociedade. Considerando o reconhecimento da pessoa idosa como uma peça fundamental da sociedade”, ressaltou a coordenadora.
Semanalmente, os grupos da convivência de idosos se reúnem nos CRAS para atividades de entretenimento e aprendizado, com a acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos, dentre elas, oficinas de artesanato, gastronomia, dança e festas em datas comemorativas. “É importante a reflexão sobre como os idosos estão sendo tratados em nossa comunidade, e lembrarmos que, se o curso da vida seguir normalmente, todos seremos idosos um dia. Cuidar bem do idoso é respeitar o nosso próprio futuro. Em todas as atividades, buscamos mostrar o quanto eles são especiais para nossa sociedade e merecem o nosso respeito e admiração, a fim de reforçar também o convívio deles no meio social”, afirmou a coordenadora do CRAS Industrial, Mabel Vieira.
A usuária Helena Maria de Queiroz de 61 anos, destacou que essa data é muito importante, pois o idoso é mais lembrado, visto e respeitado.“hoje temos muitas coisas que nos beneficia e que nos possibilita ter uma velhice mais digna e saudável”, disse a usuária.