Na terça-feira (13), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) realizou mais uma reunião da gestão dos conselheiros. O encontro aconteceu Sala Multimeios da Prefeitura de Contagem, e teve como principais pautas a aprovação das alterações no regimento interno do Compir e a preparação das atividades para o mês de novembro. A principal função do Conselho é o controle social das políticas de igualdade racial, exercendo papel consultivo e deliberativo.
Com a aprovação de todos os conselheiros, foi deliberada uma comissão temporária, conforme regimento interno, para organizar e planejar as atividades que serão realizadas em novembro, no mês da consciência negra. O presidente do Compir, João Carlos Pio, lembra que os conselheiros também estão se preparando para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). “Essa é uma data importante de reflexão e celebração sobre a participação da população negra na construção da sociedade brasileira e na construção da cidade de Contagem”, ressaltou.
Para o vice-presidente do Compir e superintendente de Políticas para Promoção de Igualdade Racial, Jorge Antônio dos Santos, o conselho tem sido muito participativo, tanto por parte dos representantes do governo quanto da sociedade civil. “Nessa última reunião, conseguimos avançar na discussão e alterações do regimento de modo que, agora, o conselho está regulamentado. Isso é muito importante para a organização e rotina do conselho, bem como para a tomadas de decisões. A gente vem fazendo uma articulação no município para disseminar, da melhor maneira possível, a promoção da igualdade racial no município”, afirmou.