Por orientação da Prefeitura de Contagem, uma operação de vistoria em córregos foi desencadeada pelas equipes da Secretaria de Obras (Semob) e da Secretaria de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) na quarta-feira (31). Foram visitadas as regionais Sede e Vargem das Flores. As áreas selecionadas se encontram em Áreas de Proteção Ambiental (APP). Está sendo avaliado o potencial para transformar esses locais em parques ciliares ou lineares. Em cada regional, dois ou três pontos serão escolhidos para esse fim.
O superintendente de Controle Ambiental da Semad, Eric Machado, informou que as visitações devem durar até meados de agosto. “A intenção é chegar ao final desse período com cerca de 15 áreas escolhidas em todas as regionais. A partir disso, será feita a análise de diagnóstico de prioridade entre elas, através de quesitos como vulnerabilidade social, avaliação da Defesa Civil, urgência da necessidade de desassoreamento, entre outros”, explica.
Nesta ocasião, foram visitadas cinco áreas cuja recuperação ambiental ficará sob responsabilidade das secretarias de Obras e Meio Ambiente. Uma vez terminado a fase de levantamentos, os pontos selecionados serão alvos de operações de recuperação ambiental com ações de desassoreamento, replantio e a reavaliação socioambiental da área.