O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Gustavo Peixoto, visitou as obras do Complexo Viário do Beatriz nesta terça-feira (23). Acompanhado de lideranças comunitárias da região, o engenheiro apresentou as propostas e evoluções dos trabalhos realizados na área que abriga trechos da Av. João César de Oliveira e Via Expressa, duas importantes vias da cidade.
Guiados pelo presidente da autarquia, os representantes das comunidades caminharam pelo canteiro das obras e, assim, conferiram de perto o resultado das intervenções. Na ocasião, Gustavo Peixoto explicou a eficiência dos serviços na execução das obras que ligarão as novas cabeceiras do viaduto a Av. João César de Oliveira. “Nesse momento, estamos fazendo a terraplanagem para encabeçar o Viaduto I, que é o elevado sobre a linha férrea. Até o mês de agosto esse viaduto deve estar com as vigas içadas”, afirmou.
Gustavo também comentou sobre as alterações de trânsito que devem ser encerradas em breve. “Já começamos a fundação do Viaduto II, que passa sobre a Via Expressa de Contagem. Com isso, pretendemos liberar a via no começo de agosto. As obras do Complexo Viário do Beatriz têm a preocupação de ter o menor transtorno possível para a população, mas, infelizmente, para ter uma obra desse porte algumas intervenções são necessárias”, ressaltou.
O líder comunitário, Joanízio Oliveira, mais conhecido como Dão do Bela Vista, vibrou com a apresentação das obras. “Essa obra vai ser muito importante para a minha comunidade. Graças a Deus hoje essa obra está saindo e será melhor com duas alças para a Av. João César de Oliveira. Vai trazer um ganho para nossa comunidade, um impacto. É uma melhoria que a gente está aguardando há anos”, contou.
Morador do bairro Jardim Marrocos, o senhor Xisto Martins de Paula concorda com o colega da região. “Moro aqui há 40 anos e nunca vi uma obra tão grande quanto essa dentro de Contagem. Isso aqui é o cartão postal da minha cidade. Parabéns à Transcon e ao Prefeito Alex. Durante anos morei no Bela Vista. Ao lado do Viaduto Beatriz só tem uma entrada e uma saída para o bairro. Com a obra teremos a entrada exclusiva para o Bela Vista, que está sendo construída”, disse.
Representante da comunidade do bairro Beatriz, o senhor Igor Eustáquio Bruno, elogiou as obras e lembrou dos gargalos de trânsito que acontecem no Viaduto Beatriz todos os dias. “Eu fico alegre quando vejo a engenharia trabalhando em uma obra dessa. São vários usuários, são milhares de carros que utilizam esse viaduto. O trânsito aqui todo dia garra, com essa abertura, com essa construção vai melhorar o trânsito para todos nós. Isso é importante na vida de todos nós que moramos em Contagem”, falou.
Melhorias
A reestruturação do Complexo Viário do Beatriz consiste na ampliação dos dois viadutos que compõe o trecho. Quando concluída, o número de faixas dos elevados passará de duas para quatro no sentido Sede/Eldorado e para três no sentido contrário. As faixas centrais, nos dois sentidos, serão de passagem exclusiva para o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
Outras intervenções também estão previstas nas vias adjacentes, como a adequação viária da Avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e o sentido duplo de tráfego da rua José Pedro de Araújo, que liga o bairro Beatriz à avenida João César de Oliveira. Demais melhorias são a redução da inclinação de rampas, evitando quebra dos veículos semi-reboques, e o alargamento das alças para melhorar o raio de giro dos semi-reboques.
O Complexo Viário do Beatriz contempla ainda a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai interligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem por meio da construção do Terminal Sede, em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, e Terminal Darcy Ribeiro, em frente à entrada do bairro homônimo na LMG-808.