Em uma ação para celebrar o Dia do Meio Ambiente (5 de junho), ex-pacientes e colaboradores do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) plantaram, na segunda-feira (3), 13 mudas de jacarandá mimoso e ipê branco e roxo no estacionamento da unidade, no bairro Cinco.
O evento promovido pelo setor de Humanização e Biossegurança do CHC, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, teve como objetivo sensibilizar as pessoas para o cuidado e preservação do meio ambiente. Cada planta recebeu dois padrinhos que foram convidados a dar seus nomes às futuras árvores e desempenhar a atividade de regá-las frequentemente, nos horários mais frescos, contribuindo para um local mais verde.
O jovem Guilherme Matheus Cândido Nunes, 13 anos, ficou feliz com o plantio do ipê branco e comprometeu-se, junto de sua mãe, a fazer visitas ao local nos domingos para aguar e acompanhar o crescimento da muda que leva seu nome. André da Silva Tito dividirá com ele essa tarefa de cuidar da planta. Ambos foram pacientes das unidades que compõem o CHC.
As enfermeiras do Centro Materno Infantil Gisele Chalub e Tatiane Lavez também combinaram um revezamento para molhar a muda durante os dias de plantão. Tatiane Lavez veio acompanhada da mãe e dos filhos para compartilhar este momento.
Para a coordenadora da Humanização no Complexo, Rejane Braga, esse foi um momento de muita emoção. “Reunimos pessoas que tiveram uma superação pessoal quanto à saúde e os funcionários que se dedicam em suas funções para o funcionamento do hospital para que juntos possam cuidar de outras vidas simbolizadas pelas árvores que tanto nos fazem bem”, comentou.
Antes do plantio, os participantes e demais convidados assistiram às palestras ministradas, no auditório, pelos assessores educacionais da Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Rodrigo Ribeiro e Júlio Cezar de Oliveira Andrade. Na sequência, uma apresentação foi realizada por Geraldo Amâncio dos Santos, também integrante da equipe de Educação Ambiental.