Bianca de Almeida, moradora do bairro Água Branca, regional Eldorado, levou a filha Elyza para a primeira consulta no Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV). Elyza, de sete meses, fez consulta com um oftalmologista para avaliar a visão.
A mamãe com a filhinha no colo ficou muito grata com o atendimento no CER IV. “Foi muito bom o atendimento. A Elyza está passando por avaliação, será encaminhada para fisioterapia e otorrinolaringologista”, ressaltou Bianca de Almeida.
Elyza é uma das 30 pessoas atendidas mensalmente pela médica oftalmologista do CER IV, Carolina Milagres. A mãe levou a filha primeiramente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), próxima a sua casa. Da UBS, Elyza foi encaminhada para o CER IV.
A oftalmologista Carolina Milagres é especialista em baixa visão ou visão subnormal. Visão subnormal ou baixa visão ocorre quando há uma grande perda da visão (visão abaixo de 20% nos dois olhos), mas com alguma funcionalidade preservada (ao contrário da cegueira).
Segundo Carolina Milagres, há diversos tratamentos para a pessoa com baixa visão, desde fisioterapia a terapia ocupacional. “Nosso objetivo é incluir a pessoa na sociedade, adaptar o ambiente deles", afirma. A médica diz que se sente grata toda vez que consegue ajudar uma pessoa com baixa visão. “É uma experiência ótima pode mudar a vida de um paciente”.