Celebrada todo ano em Contagem desde 1976, a missa em comemoração ao Dia do Trabalhador foi presidida pela terceira vez por Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, bispo da Região Episcopal de Nossa Senhora Aparecida de Contagem e bispo auxiliar de Belo Horizonte. A celebração contou com a participação de membros de várias dioceses.
Como ocorre todos os anos, trabalhadores levaram suas Carteiras de Trabalho e outros documentos ou objetos para serem abençoados. Pessoas de diversas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte participaram da missa, como Vanessa Noli, moradora de Betim, desempregada. “Compareço todos os anos para agradecer o trabalho. Mas hoje estou aqui orando por um emprego”, disse. A auxiliar de enfermagem está desempregada há três meses.
Dom Otacílio exaltou os trabalhadores e fez uma homenagem a São José Operário, padroeiro do trabalhador. O bispo auxiliar iniciou a liturgia pedindo aos fiéis que não perdessem a esperança. “São mais de 13 milhões de desempregados. Que todos tenham mais trabalho e esperança por mais garantias e pela superação do desemprego”, ressaltou. O religioso pediu também orações às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho.