O prefeito Alex de Freitas se reuniu na tarde da última segunda-feira (1/4), em seu gabinete, com representantes do Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEEMG) e com uma comissão representativa dos enfermeiros. O encontro serviu para a categoria entregar uma pauta de reivindicação ao prefeito, que ressaltou a importância do diálogo entre os servidores e o governo. Os secretário municipal de Saúde, Cleber de Faria Lima, e o subsecretário de Administração, Luiz Vasconcelos, também participaram da reunião.
“Estamos trabalhando no limite prudencial da folha de pagamento e esta realidade tem fácil acesso no Portal da Transparência da Prefeitura, onde se pode obter também o dado de que estamos direcionando recursos para o setor da Saúde acima do teto constitucional. Porém, sabemos que se não tivermos a colaboração e o empenho dos enfermeiros, o setor não melhora”, disse Alex.
O prefeito também expôs as dificuldades financeiras devido ao não repasse de recursos de direito do município por parte do governo estadual e agradeceu “a sensibilidade da categoria em não realizar paralisação esta semana”, se comprometendo a discutir a pauta de reivindicações com os gestores da Saúde e dar uma resposta na próxima reunião prevista para o dia 11 deste mês.
“Estamos num esforço contínuo para manter a folha de pagamento em dia, ao passo que todos sabemos das dificuldades de tantos municípios mineiros diante desta crise de recursos generalizada e agravada com o bloqueio de recursos pelo governo estadual”, disse Alex, informando que se reunirá com prefeitos da Granbel para discutirem a forma de pressionar o Estado a repassar os recursos.
O representante do SEEMG, Anderson Rodrigues, expôs os anseios da categoria, alguns deles relacionados com gratificações; absenteísmo; condições e insumos no trabalho; aumento do número de enfermeiros na Atenção Básica; adaptação com a gestão da IGH, etc. “Teremos nova assembléia nesta semana no estacionamento do Hospital Municipal. As reuniões estão fluindo bem. Estamos dando um voto de confiança ao prefeito e aos gestores. A categoria está com grande expectativa em várias demandas”, avaliou Rodrigues.
Também a representante da comissão da enfermagem, Gabriella Luiza Ribeiro Gonzaga, que atua na UBS Praia, avaliou como positiva a reunião com o prefeito. "Em princípio estamos otimistas, pois conseguimos expor a pauta nos diálogos. O objetivo é que os gestores e o prefeito saibam de nossas dificuldades e anseios para melhorar a nossa atuação, no dia-a-dia, seja nos PSFs ou nas UBSs, bem como no Complexo Hospitalar e Centro Materno Infantil", disse.