A Plenária Municipal de Saúde de Contagem 2019 será realizada no próximo sábado (30), das 8h às 18h, na Faculdade Una, com o objetivo de selecionar as propostas prioritárias do município para a Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais. Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a plenária é aberta à participação da população em geral.
No evento, além de serem debatidas, formuladas e selecionadas as propostas que vão compor as discussões estadual e nacional das conferências de saúde neste ano, serão selecionados 32 delegados que vão representar Contagem na plenária estadual, prevista para ser realizada entre abril e junho. A plenária contará com a participação de conselheiros de saúde, representantes de entidades e de movimentos sindicais, sociais e populares e estará aberta à população em geral.
Os eixos temáticos da plenária são os seguintes:
I – Saúde como direito; II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Contagem, Maria José Pinto, destaca a importância desta plenária. "Estamos resgatando várias lutas da Conferência de 1986, que serviu de base para a Constituição de 1988. Na época, lutávamos por direitos que não existiam. Hoje, as lutas são parecidas, porque estamos perdendo esses direitos conquistados e outros estão ameaçados", alerta. A presidente do CMS aponta o congelamento da verba pública para o SUS por 20 anos, definido pela Emenda Constitucional 95/2016, como a principal ameaça no momento. "É hora de acordarmos a sociedade. Se os nossos direitos estão sendo perdidos é porque estamos de braços cruzados. Temos de ser protagonistas neste sistema", convoca Maria José Pinto.
Serviço Plenária Municipal de Saúde de Contagem 2019 Data: 30 de março, sábado Horário: das 8h às 18h Local: Faculdade UNA (avenida Maria da Glória Rocha, nº 424, Centro)