Em cantinho especial do Centro de Consultas Iria Diniz nasceram flores, após um ano elas cresceram e suas raízes fortaleceram. Com palestras, dicas de beleza, bolo e ‘parabéns pra você’ as usuárias e servidoras comemoraram o primeiro aniversário do Flores do Iria. A festa realizada nessa terça-feira (30) encerrou as comemorações do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e conscientização do câncer de mama e colo de útero.
O Flores do Iria é ambulatório especialmente voltado à saúde da mulher. Em um só ambiente é oferecido serviços de diagnóstico de alterações no colo uterino e mama, além das consultas pré-natal de alto risco e mastologista. Mensalmente são atendidas cerca de 600 mulheres. Integra o Flores do Iria cinco ginecologistas, três mastologistas e um médico especialista em colposcopia.
A moradora do Funcionários, Ana Paula, foi uma das usuárias que participou das comemorações. Grávida de nove meses, Ana espera uma menina e faz pré-natal no ambulatório. Ela não escondeu a emoção pelo acolhimento. “Fui muito bem atendida, o médico tirou todas as minhas dúvidas, queria ter passado a gravidez toda aqui”, concluiu Ana Paula.
Não é só pelo acolhimento que o Flores do Iria se destaca. A coordenadora do Centro de Consultas Iria Diniz, Aliny Vasconcelos, ressaltou que o absenteísmo, ou seja, o não comparecimento é baixo. “Realizamos uma busca ativa que, resulta na média é de 8% ausências bem inferior aos 40% encontrados em outras áreas ou unidades do município”.
Aliny destacou, ainda, que para chegar a esses números é feito um trabalho específico. É realizado um trabalho de acompanhamento, as usuárias recebem ligações para confirmar a presença. “Além de diminuir as faltas das pacientes. Aumenta a adesão na continuação do tratamento, pois criamos um vínculo com elas”, afirmou a coordenadora do Iria Diniz.