Um dos objetivos do Espaço Bem-me-Quero, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, é promover mudanças em relação à autoestima, à identidade e às relações afetivas de mulheres em situação de violência doméstica. Pensando nisso, o Espaço realiza diversas palestras ao longo do ano para conscientizá-las sobre seus direitos e deveres oferecendo atendimento psicológico, social e orientação jurídica. E nessa quarta-feira (24), foi a vez do Abrigo Bela Vista receber a visita da equipe do Espaço.
Atualmente, o abrigo atende 13 mulheres. A coordenadora Simone Bergamachine disse que é sempre bom esse tipo de palestra para as mulheres. “Acho que é muito importante essa palestra para elas, porque a maioria dessas mulheres já chegam vítimas de violência e às vezes voltam com o agressor. Elas fogem desse cenário e não enxergam ou fingem não enxergar o que está acontecendo, mas elas têm que encarar a realidade”.
O Espaço Bem-Me-Quero atende mulheres acima de 18 anos, moradoras de Contagem. “No Espaço trabalham mulheres para atender mulheres, e a gente quis vir aqui hoje porque nós precisávamos estar em um lugar em que nossa fala faça sentido às mulheres. E todas nós já sofremos algum tipo de violência na vida, por isso é tão importante informar sobre esse assunto”, disse a assessora da Superintendência de Políticas para Mulheres, Dalila Reis.
Patrícia Ribeiro, psicóloga do Espaço orientou as mulheres presentes. “Que vocês possam começar a refletir o que tem de bom e de ruim para partilhar com as pessoas. Toda mudança começa com a gente mesma. Nunca é tarde pra vivermos o que desejamos”, disse. A estagiária Gabriela Almeida, também incentivou. “Não devemos aceitar que as pessoas diminuam o nosso valor, porque só a gente sabe isso, e a nossa beleza vem de dentro para fora”, disse.
A advogada Lourdes Nasser, falou sobre a violência doméstica e sobre a Lei Maria da Penha. “A Lei veio para nos tirar da opressão que vivemos. Muitas vezes somos vítimas de violência e não sabemos. E o que podemos fazer para o futuro é educar melhor nossos filhos e nossas filhas para que essas situações de violência não aconteçam. Não podemos mudar o passado, mas o futuro nós podemos”, enfatizou.
Uma das mulheres que está acolhida, que prefere não ser identificada, disse que conhece seu companheiro há 4 meses. “Ele já me bateu, mas gosto muito dele, sou muito apegada a ele. Estou no abrigo há 2 semanas, e gosto muito de estar aqui. Essa palestra é muito importante para nós que já sofremos violência”, disse a senhora de 42 anos.
Ao final do evento foram distribuídos kits e sorteio de brindes com diversos produtos de higiene pessoal, bijuteria e sapatos para as mulheres presentes. Todos os itens foram fruto de doação.
Espaço Bem-Me-Quero Atendimento à mulher em situação de violência. Disponível atendimento psicológico, social e orientação jurídica. Endereço: Rua José Carlos Camargos, 218, Centro – Contagem. Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefone: 3352-7543
Abrigo Bela Vista Endereço: Rua São Gotardo, 57 - Bela Vista Telefone: 3352-5337 / 3391-1774 E-mail: abrigobelavista@hotmail.com