Com o apoio da Prefeitura de Contagem, a etapa final do campeonato brasileiro de karatê aconteceu no Ginásio Poliesportivo Califórnia, na última sexta-feira (19) com um público aproximado de 600 pessoas. Na ocasião foram classificados os atletas que irão participar do campeonato Pré-olímpico Nacional, em dezembro.
São Paulo saiu na frente na conquista do ouro, com sete atletas classificados (cinco na categoria kumite e dois na categoria kata). Em seguida Santa Catarina com três, Rio de Janeiro e Ceará com um atleta classificado, todos na categoria kumite. O mineiro de Uberlândia, Rafael Santos, conquistou a medalha de prata, na categoria kata, que é a simulação de combate detalhada em movimentos de ataque e defesa.
A próxima competição acontece no Pré-Olímpico Nacional, em dezembro – oportunidade que os atletas terão para aumentar a pontuação conquistada nas cinco etapas do campeonato brasileiro e ter uma chance de participar do Mundial de Karatê, em 2020, no Japão.
O campeonato brasileiro de karatê é realizado pela Confederação Brasileira de Karatê, entidade oficial de administração dessa modalidade no país, filiada à Federação Internacional de Karatê (WKF) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Sobre o karatê:
O karatê é uma modalidade de origem japonesa, difundindo uma arte que preza pelo mais eficaz uso de todas as partes do corpo para a autodefesa por meio de um treinamento rigoroso que trabalha a disciplina da mente e do corpo.
Com a crescente popularidade do karatê no país, esse esporte alcançou recentemente o status de modalidade olímpica para os Jogos Tóquio 2020. O Brasil se posiciona como uma das potências no karatê, com 35 medalhas conquistadas em Jogos Pan Americanos, alavancado pelas 579 medalhas internacionais conquistadas no último ciclo olímpico e pela posição de destaque no ranking mundial da Federação Internacional de karatê (WKF).