A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a ONG Projeto de Vida, busca sempre o bem-estar dos idosos. Por isso, são feitas ações como na última segunda-feira (10), no Espaço Bem Viver Mário Covas, no bairro Nossa Senhora do Carmo, os idosos receberam podólogas de Contagem e de cidades vizinhas. O grupo da terceira idade além de receber atendimento, também foi orientado em uma palestra sobre os cuidados com os pés. Todo atendimento foi de forma gratuita.
A coordenadora e palestrante, Raquel Teixeira, disse que é muito importante esses cuidados com a terceira idade e os diabéticos. “Somos podólogas e temos o Projeto Cuidando dos Pés. Estamos atendendo os idosos com calos, calosidades, micoses de unhas, unhas encravas e pés diabéticos”, disse. Para o coordenador do Espaço, Alexandre Camilo, “a importância dessa palestra e atendimento é porque atinge, principalmente, os idosos que tem diabetes. O maior risco para esses idosos é a amputação. Devido a isso, as profissionais deram orientações para ter cuidado com unhas encravadas e outras patologias que acometem os pés”, enfatizou.
Os idosos se demonstraram muito felizes com a visita das podólogas ao espaço. Erenita das Graças, de 67 anos, disse que o trabalho que fizeram foi maravilhoso. “Minha unha estava encravada e agora estou me sentindo bem”, disse. Maria Efigênia, 63 anos, diz que terá mais cuidados com os pés: “a gente não cuida muito dos pés, mas, daqui pra frente, vamos cuidar mais. Fiquei muito satisfeita com a palestra, as explicações e o atendimento delas”. Natanael Moraes, de 60 anos, também ficou satisfeito com o resultado. “Por ser diabético, não posso frequentar uma manicure. A podóloga constatou que tenho um excesso de pele, causando calos e isso estava me incomodando muito. Agora estou totalmente aliviado”, ressaltou.