A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), finalizou nessa segunda-feira (20) o projeto viário da Avenida Américo Santiago Piacenza. As intervenções aconteceram no trecho entre a Rua Trajano de Araújo Viana e Avenida Sócrates Mariani Bittencourt, no bairro Cinco.
Localizada em área escolar, a Avenida América Santiago Piacenza é uma das vias de maior fluxo de estudantes, pais e vans escolares no município. Em razão disso, a Diretoria de Planejamento de Trânsito da Transcon realizou estudo técnico no local e constatou a viabilidade de intervenções mais seguras e acessíveis.
Passada a fase de elaboração, o projeto foi apresentado às instituições residentes na via. O diretor do Colégio Santa Maria de Contagem, Padre José Fernando de Mello, ressaltou a importância da comunicação para a efetividade das melhorias. “Fomos procurados previamente pelos técnicos, que nos informaram das intervenções com várias propostas e decidimos em comum acordo, a proposta que traria mais segurança”, contou.
Já concluído, o projeto viário da via contemplou a implantação de faixas de pedestres, redutores de velocidade (quebra-molas), placas que indicam área escolar, velocidade máxima permitida, existência de redutores e outras. Além disso, foram construídas ilhas centrais, que servem como refúgio no meio da pista, e realizada a pintura de eixos. Toda essa infraestrutura possibilita a travessia de pedestres em dois tempos e facilita o acesso aos pontos de ônibus existes dos dois lados da avenida.
O diretor de Planejamento de Trânsito, Alexander David, explicou que o principal objetivo das intervenções é reduzir consideravelmente os riscos de acidentes no local, que continuará a ser observado pela autarquia de trânsito. “O projeto executado será acompanhado pelos técnicos da Transcon, com o propósito de avaliar os resultados obtidos, bem como a aplicabilidade de outras intervenções se forem necessárias”, afirmou.