O Ginásio Califórnia, na Regional Eldorado, recebeu o evento Batalha de Cheerleading. Durante todo o sábado (16), equipes de Contagem, Belo Horizonte e interior duelaram com movimentos que mesclam elementos da ginástica com acrobacia e saltos. Pais e amigos estiveram nas arquibancadas do local para prestigiar.
Por ser um esporte criado pela cultura norte-americana, estudantes de universidades montaram equipes para mostrar um pouco dos benefícios que a prática pode trazer, tanto para o âmbito da competição e também para a saúde. Tiveram muitas danças, stunts (movimento característico do esporte) e muita interação entre ambas as equipes.
Ao todo, oito grupos duelaram durante todo o evento de maneira individual ou em conjunto. Uma das organizadoras do evento e também atleta, Andrezza Martins Alves, contou um pouco de como foi trazer o campeonato para Contagem e as curiosidades que o esporte trás. "O esporte é novo em nosso país, hoje temos 70 equipes em Minas Gerais e o mais legal é podermos trabalhar o corpo, buscarmos saúde para manter a forma na hora das acrobacias. Essa modalidade só tende a crescer cada vez mais e as universidades têm levado isso a sério com suas equipes", destacou Andrezza.
Segundo o subsecretário municipal de Esporte, Carlos Rojelo de Menezes, o propósito é transformar Contagem num polo esportivo e a secretaria apoia todas as modalidades na cidade. "O objetivo da Prefeitura é incentivar todo evento esportivo em nossa cidade. Estamos satisfeitos em ter aqui conosco jovens com um espírito guerreiro e competidor, isso é bom para o corpo e a mente daqueles que o praticam", finalizou Rojelo.
Ao final das apresentações foram conhecidos os campeões das modalidades individuais. Cada um recebeu medalhas de ouro, prata e bronze. O momento mais aguardado da competição foi a final de equipes que teve o seguinte resultado: o terceiro lugar geral ficou com o América Locomotiva; a equipe da Universidade Federal de Juiz de Fora - GVHell Cheer levou o segundo lugar e o grande campeão foi o Panters All Stars com 614 pontos.O cheerleading é um esporte que surgiu em 1880 na cidade de Princeton (EUA) e aos poucos foi difundido para outros países. Em 2008, oficialmente, a modalidade esportiva foi introduzida no Brasil pela Comissão Paulista de Cheerleading. Em dezembro de 2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu a modalidade que está próxima de se tornar um esporte olímpico.