Acolhimento aos usuários com transtorno mental, familiares e cuidadores: 1-Diagnóstico, tratamento e cuidados aos usuários com transtornos mentais. 2-Acolhimento e tratamento diferenciado nos períodos de crise, garantindo a proteção ao usuário e seus familiares e cuidadores. 3-Ações visando evitar internações desnecessárias e no acolhimento e garantia de tratamento continuado aos pacientes egressos de hospitais psiquiátricos. 4-Ações visando à reabilitação psicossocial, inclusão do usuário na cidade e suas possibilidades. 5-Ações visando à mudança na cultura de exclusão dos portadores de transtornos mentais. 6-Garantia de fornecimento e monitoramento no uso adequado de medicação psiquiátrica.
Usuários do município com transtornos mentais.
1- Comprovante de Residência (exemplo: conta de água, luz, telefone, correspondências), no nome da pessoa responsável pela residência.
2 - Apresentação do documento de identidade com foto, sendo aceitos: Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho ou Carteira de Motorista no modelo novo. Certidão de nascimento dos menores.
3 - Cartão de Vacina dos usuários menores de 15 anos.
4 - Cartão de Registro da Unidade, toda vez que necessitar de realizar qualquer procedimento na unidade
5 - Apresentação do encaminhamento da equipe a qual pertence (guia de referência e contra- referência toda vez que necessitar de Atendimento
Os usuários em crise, crianças, e os que tiverem sua autonomia comprometida (não conseguem circular sozinhos, se colocam em risco ou a outras pessoas) devem comparecer sempre acompanhadas de responsável ou familiar.
Os usuários que apresentarem sofrimento em função de transtornos mentais já identificados ou suspeitados, devem procurar ajuda nas equipes de PSF ou nos Centros de Saúde, que estarão capacitados para acolher e dar o devido encaminhamento ao problema. Nos casos de crise de agitação ou agressividade, podem procurar as equipes responsáveis por seu acompanhamento – Unidades de Referência, Centros de Saúde ou CAPS. Caso seja a primeira crise, devem comparecer às unidades ou fazer contato telefônico para as providências.