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Carta de Serviços
Atualizado em: 25/12/2024 às 15h23
Parcelamento de Solo
Condomínio de Lotes

Descrição:

Divisão de terreno em partes que são propriedades exclusivas ou unidades imobiliárias destinadas a construção de edificações e partes que são propriedades comuns dos condôminos, destinada à implantação de vias internas, áreas de manutenção e áreas de convivência e lazer.


Público Alvo:

1. Cidadãos (pessoa física)
2. Instituições Públicas / Privadas
3. Empresas (pessoa jurídica)


Documentação Necessária:

1ª Fase - Diretrizes: 

1. Formulário de REQUERIMENTO Padrão Dips assinado pela requerente   (nas observações deve constar a DESCRIÇÃO sucinta do CONDOMÍNIO DE LOTES indicando o uso pretendido, área média e número de lotes); (Clique aqui
2. REGISTRO DO IMÓVEL atualizado (com até 180 dias de emissão);
3. Documento de IDENTIDADE da requerente;
4. CONTRATO SOCIAL, se pessoa jurídica;
5. PROCURAÇÃO, se for o caso;
6. Certidão Negativa de DÉBITOS Municipais referente ao imóvel. (Clique aqui para emitir a Certidão de Débitos Municipais)Caso o imóvel ainda seja rural, apresentar CCIR para que seja providenciada a Certidão de Descaracterização de imóvel rural para urbano dentro do processo de Condomínio de Lotes);
7. DIRETRIZES TÉCNICAS BÁSICAS para Projetos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da COPASA; Clique  aqui)
8. Parecer da CEMIG atestando a viabilidade técnica para abastecimento de energia elétrica do empreendimento;
9. ART ou RRT referente as atividades de LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO e ESTUDO DE DECLIVIDADE;
10 . LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO com ESTUDO DE DECLIVIDADE e     Planta de LOCALIZAÇÃO DO IMÓVEL (Anexo 1 da Lei Complementar 295/2020),    conforme modelo padrão Dips (em CAD e PDF);          
(Clique aqui para baixar modelo)    (desatualizado - atualização em construção)
11. 
  VÍDEO realizando uma VISTORIA no local, tentando demonstrar os aspectos físico-ambientais, as vias de acesso ao terreno, bairros e ou construções do entorno, etc. (O   vídeo    deve ter entre 20 a 30 minutos. O recurso de filmagens a ser utilizado fica a critério da requerente);
12. 
  KMZ (ou KML) da poligonal do terreno;
13. 
  Guia de TAXA de Preço Público acompanhada de comprovante de pagamento (a guia será emitida e enviada à requerente pela Dips na pré-análise dos documentos).

2ª Fase: -  Aprovação:

1ª Etapa - Definição do Projeto Urbanístico:
1. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES solicitados pelas DIRETRIZES MUNICIPAIS (se for o caso);
2. PROTOCOLO DA LICENÇA PRÉVIA no órgão ambiental competente;
3. ART ou RRT referente às atividades de LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO, ESTUDO DE DECLIVIDADE,   PARCELAMENTO DO SOLO mediante Loteamento e MEMORIAL DESCRITIVO;
4 . LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO com ESTUDO DE DECLIVIDADE e     Planta de LOCALIZAÇÃO DO IMÓVEL     (Anexo 1 da Lei Complementar 295/2020),    conforme modelo padrão Dips (em CAD e PDF) com as correções solicitadas na 1ª Fase;       (Clique aqui para baixar modelo)   (desatualizado - atualização em construção)
5. PROJETO URBANÍSTICO com Planta de LOCALIZAÇÃO DO IMÓVEL     (Anexo 1 da Lei Complementar 295/2020), em escala compatível com as dimensões do imóvel, conforme modelo padrão Dips (em CAD e PDF);     (Clique aqui para baixar modelo)   (desatualizado - atualização em construção)
6. 
  Guia de TAXA de Preço Público acompanhada de comprovante de pagamento (a guia será emitida e enviada à requerente pela Dips na pré-análise dos documentos)

 2ª Etapa - Solicitação dos Projetos Complementares:  

1. PROJETO URBANÍSTICO DEFINIDO conforme concepção aprovada pela Dips (em CAD e PDF);
2. SOBREPOSIÇÃO do Projeto Urbanístico  ao ESTUDO DE DECLIVIDADE (em CAD e PDF);        (Clique para baixar modelo)    (desatualizado - atualização em construção)
3. SOBREPOSIÇÃO do Projeto Urbanístico  à  IMAGEM AÉREA (em CAD e PDF);   
4. DETALHAMENTO DAS ÁREAS PÚBLICAS destinadas a implantação de Espaços Livres de Uso Público e Equipamentos Comunitários, e da(s) ÁREA(S) REMANESCENTE(S), se for o caso, conforme modelo padrão Dips (em CAD e PDF). 
(Clique para baixar modelo - Projeto de Detalhamento das Áreas Públicas)    (desatualizado - atualização em construção)
(Clique para baixar modelo - Projeto de Detalhamento das Áreas Remanescentes, se for o caso)    (desatualizado - atualização em construção)
5. MEMORIAIS DESCRITIVOS das áreas destinadas a implantação de Espaços Livres de Uso Público e Equipamentos Comunitários, e da(s) Área(s) Remanescente(s), se for o caso, conforme modelo padrão Dips (Em Word e PDF);
(Clique para baixar modelo - Memorial Descritivo Área Institucional)     (desatualizado - atualização em construção)
(Clique para baixar modelo - Memorial Descritivo Área Verde) 
   (desatualizado - atualização em construção)
(Clique para baixar modelo - Memorial Descritivo Área Remanescente, se for o caso) 
   
(desatualizado - atualização em construção)
6. QUADROS DESCRITIVOS dos lotes (em Excel e PDF) e do sistema viário (em Word e PDF);
(Clique aqui para baixar modelo - Quadro Descritivo - Loteamento - Quadras e Lotes)   (desatualizado - atualização em construção)
(Clique aqui para baixar modelo - Quadro Descritivo - Loteamento - Sistema Viário)   (desatualizado - atualização em construção)
7. PROTOCOLO dos pedidos de aprovação dos PROJETOS COMPLEMENTARES (Projetos Geométrico,  Terraplanagem,  Drenagem,  Sinalização Viária, Pavimentação, Plano de Arborização / Projeto Paisagístico,   
Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário e Iluminação Pública );
8. PROTOCOLO dos pedidos de AUTORIZAÇÃO PARA SUPRESSÃO ARBÓREA no órgão ambiental competente.

3ª Etapa - Solicitação dos Documentos Finais para aprovação:

1. SHAPEFILE (GIS) e KMZ (ou KML) do Projeto Urbanístico definido.
2. LICENÇA PRÉVIA E DE INSTALAÇÃO emitida pelo órgão ambiental competente ou Certificado de Isenção de Licenciamento Ambiental emitido pelo órgão ambiental competente;
3. PROJETOS COMPLEMENTARES solicitados na análise do projeto aprovados (exceto Projetos Copasa e Cemig) (em CAD e PDF);
4. CRONOGRAMA  físico-financeiro das obras de implantação e infraestrutura do condomínio de lotes  (em Excel e PDF).
5.    Instrumento de GARANTIA DE EXECUÇÃO.

3ª Fase - Alvará Urbanístico:

1. REGISTRO DO  CONDOMÍNIO DE LOTES e das ÁREAS TRANSFERIDAS AO MUNICÍPIO atualizados (com até 180 dias de emissão);
2. DOCUMENTO DE APROVAÇÃO do projeto de abastecimento de água e esgotamento sanitário emitido pela  COPASA acompanhado dos projetos (Em CAD e PDF);
3.  OFÍCIO da requerente informando a quantidade de lâmpadas de cada via, tipo e potência para solicitar aprovação de projeto de iluminação pública da CEMIG   (Clique aqui para baixar modelo de dados Ofício CEMIG);
4.   
CRONOGRAMA físico-financeiro das OBRAS de implantação e infraestrutura do condomínio de lotes ATUALIZADO (em Excel e PDF).;
5. Licença para MOVIMENTAÇÂO DE TERRA emitida pelo órgão ambiental competente;
6. AUTORIZAÇÃO PARA SUPRESSÃO ARBÓREA no órgão ambiental competente
;
7. Ofício com a IDENTIFICAÇÃO E DADOS CADASTRAIS da empresa executora e consultora (endereço, telefone, nome do responsável técnico e número do Crea / CAU);
8. ARTs ou RRTs referentes a Execução de obras de TERRAPLENAGEM, DRENAGEM, PAVIMENTAÇÃO, REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA,  REDE DE ESGOTO e PAISAGISMO / ARBORIZAÇÃO.
9. 
  Guia de TAXA de Preço Público acompanhada de comprovante de pagamento (a guia será emitida e enviada à requerente pela Dips na pré-análise dos documentos)

Observações:

1: As Diretrizes Urbanísticas para Parcelamento do Solo e Modificações - Dupam - a serem obtidas neste processo servirão de embasamento para verificar a viabilidade do  Condomínio de Lotes, bem como direcionar corretamente à fase de aprovação. Durante a 2ª Fase desse processo (Aprovação do Condomínio de Lotes), novas Diretrizes poderão ser solicitadas, bem como poderão ser revistas as solicitações apontadas nas Diretrizes.
2: A documentação deverá passar por pré-análise para direcionamento e abertura do devido processo. O encaminhamento para o protocolo do processo será dado na pré-análise mediante apresentação da documentação completa.
3: Documentação complementar poderá ser solicitada, dependendo da complexidade do caso.
4: Caso haja diferença entre a área real do imóvel e a área descrita no registro, a requerente poderá promover a  
Retificação de Área   do Imóvel no processo de   Condomínio de Lotes,    sendo cobrada apenas a taxa de maior valor. No entanto, é necessário primeiramente a análise e definição do Projeto de Retificação de Área para o encaminhamento da aprovação do processo de   Condomínio de Lotes;
5: 
No caso de imóvel rural, deverá ser efetuada a   Descaracterização do Imóvel Rural para Urbano, para conclusão do processo (a certidão será emitida dentro do processo de Condomínio de Lotes).


Legislação para consulta:

O pagamento da taxa é solicitado na pré-análise do processo  como condicionante para o protocolo do processo. A taxa é emitida pela equipe da Dips e enviada por e-mail,  e é calculada de acordo com a área do imóvel.

Preço Público conforme   Decreto 1.209/2009

Baixe aqui a  Tabela de Preço Público  (    Tabela referente somente aos valores dos serviços prestados pela Dips) 

 

Como solicitar e onde é executado:
Diretoria de Licenciamento de Parcelamento do Solo (Dips)
A solicitação do serviço deve ser feita de forma online, da seguinte forma:
1º) A documentação listada acima deverá ser enviada para pré-análise para o email:   parcelamentodosolo@contagem.mg.gov.br  com o assunto   "Requerimento de  Processo de Condomínio de Lotes". O plantão de atendimento da Dips está sendo realizado através desse e-mail.
2º)  Após a pré-análise, será enviada à requerente a Guia de Taxa de Preço Público referente à análise do processo. Somente após o pagamento da taxa será solicitado o protocolo do processo pela Dips, que solicitará o protocolo à Central de Atendimento (CAP) e enviará o protocolo do processo à requerente por e-mail.


Informações ou dúvidas sobre a execução, ligue: (31) 3391 - 2168 ou envie   e-mail para:   parcelamentodosolo@contagem.mg.gov.br

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Av. João César de Oliveira, nº 1410, 3º Andar - Eldorado.

Orgão: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação

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