Os alunos participaram, na sexta-feira (29/5), de uma visita guiada ao aterro sanitário de Contagem. A atividade proporcionou aos estudantes uma imersão no processo de destinação dos resíduos sólidos do município, aproximando o conteúdo trabalhado em sala de aula da realidade vivenciada diariamente pela população.
Recebidos pela equipe técnica do local, formada pelo técnico de meio ambiente Carlos Lopes, pela inspetora de resíduos Jéssica Evangelista e pelas estagiárias de Maria Eduarda Marinho e Gisele Andrade, os alunos conheceram as diferentes etapas do funcionamento da unidade, desde o controle de entrada dos caminhões até os processos de tratamento dos resíduos e monitoramento ambiental.
Durante a visita, os estudantes aprenderam sobre a diferença entre aterro sanitário e “lixão”, os sistemas de impermeabilização do solo, a captação de gases e chorume, além da importância da coleta seletiva para aumentar a vida útil do lugar. A equipe também apresentou os serviços de limpeza urbana realizados pelo município e o funcionamento dos 28 ecopontos distribuídos pela cidade.
De acordo com o técnico de meio ambiente do aterro, Carlos Lopes, o objetivo é que o aterro se transforme em um parque ecológico ao chegar ao fim da sua vida útil, se tornando um ponto de encontro e lazer para a população.
“O nosso trabalho é transformar isso em um lugar mais belo, em um lugar mais aconchegante,
por mais que tenha muitos resíduos, muito lixo, mas também tem que transformar isso
aqui num lugar agradável para vocês".
Técnico do aterro, Carlos Lopes
“Lá na escola a gente trabalha com a metodologia de projetos. Isso traz uma investigação daquilo na prática.
Quando fazemos esses trabalhos de campo e levamos as crianças até os locais, o aprendizado ganha muito mais significado.
Enquanto falamos sobre reciclagem e coleta seletiva em sala de aula, alguns entendem e outros não.
Vendo na prática, eles mudam a conscientização e começam a agir de forma mais colaborativa com o meio ambiente”.
Professora Luciana Soares, responsável pela turma do 5º ano do Instituto Educacional Sara Camilo
Segundo a estudante, a experiência também ajudou a compreender melhor os conteúdos trabalhados em sala de aula. “Na escola a gente aprende sobre aterro sanitário e coleta seletiva. Aqui a gente conseguiu aprender tudo vendo na prática”, afirmou.
A visita integra as ações de educação ambiental promovidas pela Prefeitura de Contagem e reforça a importância da conscientização das novas gerações sobre o descarte correto dos resíduos e a preservação do meio ambiente. A iniciativa busca aproximar a população dos serviços públicos e incentivar hábitos sustentáveis que contribuam para uma cidade mais limpa e ambientalmente responsável.









