Neste sábado (30/5), foi inaugurada a escultura "Sementes da Memória", na Comunidade Quilombola dos Arturos. O projeto, que leva o mesmo nome da obra, foi contemplado no Edital 06/2024 da Política Nacional Aldir Blanc e presta homenagem às raízes de Contagem, celebrando as histórias das comunidades e das pessoas que ajudaram a construir a cidade.
Produzida em aço corten, a obra foi construída a partir do encaixe e solda em "x" de duas chapas planas de aço, cortadas a laser nas medidas 3,0 x 2,0 metros e 5/16 polegadas de espessura cada uma. Os contornos externos fazem referência ao Adinkra wawa aba, símbolo que representa semente, resiliência, resistência e perseverança. Na metade superior, as bordas recebem um cordão de esferas planificadas que remetem a um rosário e também a uma coroa de sementes de lágrimas de Nossa Senhora, que pertenceu a Geraldo Arthur Camilo, patriarca da comunidade e primeiro Rei Congo de Minas Gerais.
O encontro contou com apresentações culturais da Guarda de Congo e reuniu moradores, convidados e representantes da comunidade para um café comunitário.
Para Aparecida Luz, vice-presidente da Irmandade, a entrega do monumento representa um momento emblemático para a comunidade, por resgatar a essência de uma história vinda da África para o Brasil.
“A escultura traz pertencimento e a lembrança de que essa semente veio da África e está sendo plantada aqui. É um monumento que a artista teve esse carinho de ter como base a coroa maior que a gente tem, que é a coroa de Tio Geraldo. E ela é feita por conta de lágrimas. Então todas essas bolinhas que a gente vê ali no monumento referem-se tanto aos mistérios do Rosário quanto essa semente que representa a coroa maior”.
Ela também destacou o significado simbólico da obra para a comunidade e o sentimento de pertencimento que ela representa. “Um sentimento de que esse terreno, essa terra é nossa, e isso foi feito por nós. Esse Brasil foi construído com o suor do nosso povo, então, me remete a esse sentimento de que essa raiz que foi plantada lá atrás está sendo germinada e produzindo frutos até hoje”.
Emocionada, a artista Dyana Santos, responsável pela escultura, falou sobre sua alegria e a importância do projeto para Contagem. “Essa escultura homenageia a comunidade dos Arturos, que tem mais de 140 anos preservando esse legado cultural e de muita fé e que portanto é anterior à própria cidade, que é mais jovem e foi se consolidando em torno do quilombo. É uma emoção muito grande, porque é a primeira escultura pública que eu proponho, nstalada nessa cidade onde eu nasci e fui criada. E aqui, eu homenageei uma história tão importante não só para a cidade, mas para o Brasil inteiro”.