Com o objetivo de promover a cultura de paz, fortalecer os vínculos entre escola, famílias e comunidade, além de incentivar a ocupação positiva dos espaços públicos, a Escola Municipal Professora Maria Martins Mariinha realizou, neste sábado (30/5), a 1ª Caminhada pela Paz, no bairro Petrolândia.
A iniciativa integra um contexto pedagógico e comunitário estratégico, voltado para a valorização da convivência harmoniosa, do sentimento de pertencimento e da cidadania. A ação também reforça o papel da escola como espaço de transformação social e de articulação do território, mobilizando diferentes políticas públicas e atores sociais em torno de uma pauta fundamental para a sociedade.
A caminhada reuniu estudantes, familiares, educadores, representantes do poder público e moradores da região, que percorreram juntos as ruas do bairro Petrolândia em uma demonstração coletiva de compromisso com a paz, o respeito e a convivência harmoniosa.
Na oportunidade, o prefeito Ricardo Faria destacou a importância da mobilização em defesa da paz especialmente no ambiente escolar. “Estamos ocupando esse espaço para deixar um recado pra Contagem, dizendo que aqui impera a paz. Não queremos ódio, fake news ou mentira. O nosso objetivo é caminhar para construir uma Contagem mais justa, mais fraterna, onde as pessoas tenham paz em seus lares e nas escolas”.
O prefeito também ressaltou a relevância da participação da comunidade no fortalecimento da educação pública. “Para nós, comunidade escolar é algo sagrado. Só conseguiremos avançar numa educação pública de qualidade se tiver participação popular, o envolvimento de pais e mães e, claro, dos professores. Assim, acreditamos que juntos é possível construir uma educação pública de qualidade”, completou.
O secretário municipal de Educação, Lindomar Diamantino, enfatizou que ações como a caminhada contribuem para aproximar escola, famílias e comunidade em torno de valores essenciais para a convivência social.
“Estamos congregando escola, famílias e comunidade, trazendo esse tema tão importante que é a boa convivência, a boa relação entre nós e a cultura de paz. O papel da escola também é integrar, nas suas atividades pedagógicas e no seu dia a dia, propostas para o bem social com a comunidade. Assim sendo, a escola fica viva, a escola fica pulsante, como está aqui agora”.
Para a diretora da unidade, Fernanda Rabelo, o sucesso da escola está diretamente relacionado ao envolvimento da comunidade escolar. Ela destacou o caráter simbólico da caminhada e a importância de cultivar atitudes de paz desde os primeiros espaços de convivência. “A escola é potente do jeito que é por conta da participação da nossa comunidade. Hoje, a gente vai fazer essa caminhada simbólica pela paz, pois o exemplo de paz começa em casa e nas escolas”, afirmou.
A mensagem da caminhada também foi assimilada pelos estudantes que participaram da atividade. O aluno Samuel Ormento ressaltou que a paz deve estar presente em todos os ambientes da vida cotidiana. “A paz é uma coisa que não pode faltar em nenhum lugar. A gente tem que ter paz com o outro, tem que ter paz em casa, na escola e tem que ter mais paz no mundo”, concluiu.









