Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
25
25 MAI 2026
GABINETE DO PREFEITO
PARCERIAS
SECRETARIA GERAL
SERVIÇO
SERVIDOR
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Semana de Inovação e Tecnologia tem foco em serviços públicos mais eficientes e modernos
receba notícias
Semana com programação gratuita reúne palestras, workshops e debates sobre inteligência artificial, governo digital e inovação

Com o objetivo de tornar os serviços públicos mais ágeis, eficientes e acessíveis à população, a Prefeitura realiza a Semana de Inovação e Tecnologia (SIT), na Tenda do Encontro. A abertura ocorreu nesta segunda-feira (25/5) e reuniu servidores públicos, especialistas em tecnologia e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Prefeitura do Recife para discutir e compartilhar experiências sobre soluções tecnológicas aplicadas à gestão pública. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a modernização da administração municipal e a incorporação de novas ferramentas digitais, fazendo delas algo que amplia a qualidade do atendimento e aproxima ainda mais o poder público dos cidadãos.

Instituída por lei desde 2021, a SIT integra o calendário oficial de eventos comemorativos de Contagem e ocorre anualmente no mês de maio, consolidando-se como um importante espaço de debate, troca de experiências e de conhecimento sobre inovação no setor público. A edição deste ano contará com cinco dias de programação, com palestras, workshops e atividades voltadas à inovação na administração pública, sendo aberta ao público e totalmente gratuita. Para conferir a programação completa clique aqui

O prefeito de Contagem, Ricardo Faria, destacou a importância da administração pública acompanhar os avanços tecnológicos e incorporar novas ferramentas capazes de facilitar a vida da população, em especial ao que se refere à gestão participativa.
 

“A inovação deve estar aliada à participação popular e à construção de canais que aproximem
ainda mais o poder público dos cidadãos. Precisamos aprimorar os canais e mecanismos que
já temos, para ampliar a interação com os cidadãos de Contagem, e fortalecer uma cultura
organizacional voltada para a inovação. Queremos modernizar a Prefeitura, incorporando
tecnologia e novas ferramentas, mas sempre com foco no alcance social e na transformação
da vida das pessoas.”. 

Prefeito de Contagem, Ricardo Faria

O secretário-Geral do município, Pedro Amaral, ressaltou que coordenar essa pauta tem sido um grande desafio, mas também uma missão estratégica para o futuro da administração pública municipal. Segundo ele, a transformação digital só será possível com o envolvimento de todo o funcionalismo público. “Essa transformação não será construída a partir da iniciativa de apenas uma secretaria ou de uma agenda isolada. Ela só vai acontecer se todo o conjunto do funcionalismo público compreender a importância desse processo e se engajar nele”. 

De acordo com o secretário, ao longo da semana, ocorrerão uma série de atividades, palestras e momentos de interação entre os diversos setores da administração, mostrando um mundo de possibilidades que a tecnologia pode oferecer. “Estamos falando de uma mudança profunda na cultura dos nossos processos de trabalho. Por isso, vamos precisar do engajamento de cada servidor para colocar a Prefeitura e o serviço público em um novo patamar, tornando a cidade e os serviços cada vez mais próximos dos cidadãos”, pontuou. 

Para o secretário de Tecnologia da Informação, Daniel Lisbeni, a transformação digital vai além da adoção de ferramentas tecnológicas e exige a construção de uma nova cultura organizacional dentro da administração pública. “Estamos construindo, com o apoio de todos, um novo modelo de gestão, mais inteligente e moderno, com atribuições claras e alinhadas aos desafios da transformação digital. Vamos avançar em áreas fundamentais, como governo digital, inteligência de dados e segurança cibernética, sempre utilizando a tecnologia de forma estratégica para atender melhor a população”, finalizou.

O evento contou ainda com a participação de alunos da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), que apresentaram, em um estande, projetos desenvolvidos por eles. Entre as iniciativas, estavam um drone ambiental voltado à prevenção de incêndios, um robô com inteligência artificial direcionado ao cuidado da população idosa e uma plataforma de educação financeira. Os projetos reforçam o compromisso da Prefeitura com uma educação pública moderna e conectada às novas tecnologias.

Também participaram da abertura o vereador e líder de governo, Daniel do Irineu, e a vereadora Adriana Souza, além da controladora-Geral do Município, Nicole Bleme; do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Geraldo Abreu; e do secretário de Governo, Teteco.

Tecnologia a serviço do cidadão

A programação desta segunda-feira foi marcada por palestras voltadas à apresentação de experiências e soluções que já vêm transformando o atendimento ao público por meio da tecnologia. Na parte da manhã, os participantes acompanharam a palestra “Transformação Digital no Serviço Público”, ministrada por Rafael Toscano, representante da Prefeitura do Recife, e “Inteligência Artificial no Serviço Público”, conduzida por Hugo Valadares, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Durante sua apresentação, Rafael Toscano destacou as experiências desenvolvidas em Recife e como elas podem contribuir para o avanço da transformação digital em Contagem. Ele pontuou que o uso de tecnologias emergentes tem possibilitado maior agilidade e eficiência na prestação dos serviços públicos. “A inteligência artificial tem nos ensinado muito e nos permitido fazer mais rápido e melhor, mas toda transformação digital começa pela transformação das pessoas. Servidor é a materialização do servir. Se estamos aqui promovendo este evento, é para servir melhor à população, utilizando a inteligência artificial para executar tarefas mecânicas e, assim, termos mais tempo para fortalecer a conexão humana e prestar um serviço de excelência”, afirmou.

A programação da tarde também contou com outras atividades voltadas à inovação governamental. Às 14h, foi realizada uma palestra sobre cidadãocentrismo, modelo de gestão pública que coloca as necessidades da população no centro da formulação de políticas públicas, ministrada por um representante de Pernambuco. Em seguida, às 15h30, servidores participaram da capacitação “Introdução ao Power BI”, conduzida pela equipe da Prefeitura de Contagem.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos.

Autor: repórter Bella Cerqueira / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo
Seta