Representantes dos comerciantes da Feira do Durval de Barros participaram, na manhã desta sexta-feira (22/5), de uma reunião para discutir os estudos voltados à organização e regularização do espaço. O encontro ocorreu em meio às tratativas conduzidas pela Prefeitura, em conjunto com o Ministério Público, para avaliar, de forma técnica e responsável, as melhores alternativas para a regularização da feira, considerando os interesses dos feirantes, comerciantes, moradores e público do local. Durante a reunião, foram debatidos os encaminhamentos necessários para a construção de uma solução conjunta para a questão.
Localizada na divisa entre os municípios de Contagem e Ibirité, a feira pertence administrativamente a Contagem e, há mais de 50 anos, integra a rotina e a tradição da região. Atualmente, o espaço está inserido nas discussões relacionadas à regularização do comércio. Todo o processo seguirá sendo acompanhado em diálogo com o Ministério Público, com o objetivo de garantir uma alternativa viável, que assegure a continuidade da feira como referência de trabalho e geração de renda.
De acordo com o prefeito de Contagem, Ricardo Faria, a Feira do Durval de Barros representa um patrimônio da cidade, sendo um importante e tradicional espaço de convivência, encontro entre famílias e fortalecimento da economia local. Para ele, a atividade desempenha papel fundamental na geração de renda para diversos trabalhadores da região.
“A feira tem um papel muito importante para Contagem e, principalmente, para as famílias que tiram dali o seu sustento,
comprando e vendendo seus produtos. Ficamos muito felizes em receber os representantes do local e em avançar nesse diálogo.
Vamos encaminhar todas as tratativas junto ao Ministério Público para que, em breve, tenhamos uma feira organizada e
regulamentada, garantindo mais tranquilidade aos feirantes e um espaço adequado de convivência para toda a população.”
Prefeito de Contagem - Ricardo Faria
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marco Túlio Freitas, explicou que o objetivo da reunião foi apresentar aos feirantes a proposta de regularização da feira. “A partir de agora, vamos definir os cronogramas e etapas para a efetivação do processo, que prevê a criação de uma associação dos feirantes. A ideia é consolidar uma feira permanente privada no Durval de Barros, garantindo a regularização do espaço e fortalecendo o desenvolvimento da região”.
Mais de 50 anos de tradição
O agricultor e feirante do Durval de Barros, Fábio Campos, proprietário de uma barraca de hortifrutigranjeiros desde 1997, afirmou que a proposta de regularização da feira trouxe mais tranquilidade e esperança para os trabalhadores. Segundo ele, a reunião representou um avanço importante para os feirantes, que estavam apreensivos quanto ao futuro da atividade.
“Foi 100% positivo. A gente sai daqui mais aliviado e tranquilo, porque estávamos muito preocupados com a possibilidade de deixar o local. Hoje tivemos notícias boas da equipe da Prefeitura, então só temos a agradecer a Deus e a todos que estão nos ajudando.”
Fábio ainda destacou a importância da feira para as famílias que dependem da atividade. “A gente construiu nossos clientes ali ao longo de muitos anos. Tem feirante com mais de 50 anos de história naquele espaço. É uma tradição passada de pai para filho. Eu comecei com meus pais, continuo trabalhando na feira e hoje meus filhos também já fazem parte dessa história. A feira representa o sustento, a convivência e o futuro de muitas famílias”, completou.
O advogado dos feirantes, Fabrício Bortolini, parabenizou a gestão municipal pela abertura ao diálogo e destacou a importância da construção conjunta para a regularização da feira. “Esse encontro representou um momento de escuta e acolhimento às demandas dos trabalhadores, muitos deles atuando no local há décadas. O mais importante é que hoje estamos sendo ouvidos”. Para ele, a feira já é um ambiente muito importante para a região, mas pode ficar ainda melhor, mais organizada e estruturada. “A fiscalização do município será fundamental para garantir um espaço limpo, seguro e adequado tanto para os feirantes quanto para os frequentadores”.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









