Prepare a agenda, porque novembro promete agitar a cidade com uma programação cultural para todos os gostos, idades e estilos. O Boletim Acontece reúne filmes, espetáculos, exposições, festivais e eventos gratuitos que ocupam os espaços públicos, celebrando a arte e a diversidade que fazem de Contagem uma cidade viva e criativa.
As atividades chegam repletas de cores, sons e significados e celebram o Dia da Consciência Negra, trazem a mobilização em torno da Pré-Conferência e da Conferência Municipal de Cultura — momentos de escuta e construção coletiva das políticas culturais da cidade —, além de marcar o lançamento da nova marca turística da cidade, que valoriza as identidades, territórios e a força do povo contagense.
Cinema e consciência
O CineClube Contagem dedica o mês à valorização da Consciência Negra, com duas sessões especiais. No dia 12/11, o filme Besouro será exibido no auditório da Prefeitura, às 14h, contando a história do lendário capoeirista baiano. Já no dia 28/11, é a vez de uma maratona de curtas na Maternidade Municipal, às 14h (infantil) e às 15h (adulto), com produções como Maalum, Filho do Vento, Cores e Valores, e Parece Comigo, celebrando o protagonismo negro no cinema.
No CEU das Artes de Nova Contagem, o Cine CEU exibe curtas todas as terças e quintas, às 14h e às 16h.
Espetáculos
O CEU das Artes da Ressaca recebe o espetáculo Fragmentos da Adolescência (15/11). O público também poderá se emocionar com o Grupo Contemporâneo de Dança Livre, que comemora 15 anos com oficinas, exibições e apresentações entre os dias 11 e 14/11. Além disso, o espetáculo Cartografias e a performance Áporos levam movimento, poesia e sensibilidade às praças e avenidas da cidade.
Arte, exposições e reflexões
A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira abre novembro com o lançamento da Mostra Contagem 2025 – Políticas Afirmativas para Além das Cotas: Por Reparação e Bem Viver (6/11, das 9h às 12h). À noite, a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas promove o lançamento da Biblioteca Estação Juventude, no bairro JK (19h às 22h).
Na Estação Bernardo Monteiro, a exposição Berna Reale abre no dia 21/11 e segue até janeiro. No mesmo espaço, a Batalha do Subúrbio (13/11) promete muito rap e energia.
Encerrando o mês com arte e reflexão, o 14º Evento da Noite Mineira de Museus – Minas São Muitas, Arte em Mosaico, da artista Cris Leão, acontece no dia 27/11, na Casa da Cultura.
Sabores e encontros
A tradição e o axé marcam presença na III Exposição Culinária de Axé (9/11, às 11h). No mesmo dia, a Roda Mensal da Feira de Artesanato do Bairro Industrial (às 10h) garante aquele encontro animado com muita cultura e gastronomia local.
Para os fãs do rock, o “Rock e Antigos Festival” chega ao Big Shopping no dia 16/11, com entrada solidária (1 kg de alimento). E a adrenalina sobe com a Corrida de Aventura 2025, no dia 29/11, saindo do Centro de Treinamentos Radical Center, na Várzea das Flores.
Confira a programação completa no Boletim Acontece, clique aqui e acesse.
Acompanhe a programação também nas redes sociais da Secretaria de Cultura de Contagem @culturadecontagem









