Com foco no fortalecimento da vigilância epidemiológica, a Secretaria de Saúde de Contagem concluiu, nesta quinta-feira (30/10), a primeira turma do “EpiSUS Fundamental — programa de capacitação em epidemiologia aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Ao todo, 26 profissionais da rede municipal de saúde receberam o certificado de conclusão do curso, que contou com o apoio de oito tutores.
O EpiSUS Fundamental tem como objetivo aprimorar as habilidades práticas dos trabalhadores da saúde para detecção, investigação e resposta a eventos de saúde pública, além de fortalecer a autonomia de estados e municípios na gestão das ações de vigilância. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o município de Contagem, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o Ministério da Saúde.
A subsecretária de Vigilância em Saúde, Rejane Letro, explicou o processo e destacou a importância dessa formação para Contagem. “Os profissionais em treinamento participam de aulas presenciais e retornam para as unidades de serviços em saúde para realização de atividades práticas e teóricas, nos campos de trabalho. Durante o período do curso, os profissionais são incentivados a desenvolver o raciocínio epidemiológico. Hoje, temos 26 profissionais formados que poderão apoiar o município nos processos de investigação epidemiológica nas emergências em saúde e eventos inusitados. Com essa ação, a vigilância em saúde do município foi fortalecida!”.
Ela lembra ainda que o projeto se estende até 2028. “Finalizamos a primeira turma do EpiSUS Contagem, mas ainda teremos a oferta de outras cinco turmas”.
Durante o encerramento, a responsável técnica pelo EpiSUS Fundamental no Ministério da Saúde, Tana Morales, ressaltou a relevância da descentralização do curso para os municípios. “Nós, do Ministério da Saúde, realizamos a descentralização do curso fundamental do EpiSUS, que traz ferramentas para a melhoria da qualidade dos serviços que estão na linha de frente. O município é uma estratégia muito exitosa pra gente, porque ele vai justamente qualificar os profissionais que estão no atendimento direto do SUS. Isso permite qualificar melhor os trabalhadores e fortalecer, ainda mais, a vigilância como um todo”.
O curso garantiu aos participantes a oportunidade de aplicar o conhecimento técnico à realidade local, reforçando o papel essencial da vigilância em saúde na prevenção e no controle de doenças. Entre os formandos, o servidor Sandro Jovino, supervisor geral de zoonoses do Distrito Nacional, reforçou a importância da formação para sua atuação profissional no município. “O trabalho da vigilância em zoonoses e da epidemiologia caminham juntos. Aprimorar o conhecimento é fundamental para o nosso dia a dia. Após o curso, consigo avaliar, falar sobre e agir da forma correta”, relatou.
A realização do EpiSUS Fundamental em Contagem representa um avanço importante para a consolidação da vigilância em saúde no município e no estado. “A qualificação contínua dos profissionais fortalece a capacidade de resposta diante de emergências sanitárias e contribui para um SUS mais preparado, eficiente e próximo da população”, concluiu a subsecretária Rejane.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.









