A Prefeitura de Contagem estimula os estudantes da rede municipal de educação a desenvolverem autonomia no processo de letramento e alfabetização. Em novembro, como parte desta estratégia, foram lançados quatro livros do projeto “Bunitezas”.
No dia 19, a E. M. Virgílio de Melo Franco, no Industrial, apresentou à comunidade o livro ‘Criancices: Poemas e poesias que encantam’, elaborado e produzido por 21 estudantes dentro do programa ‘Escola Viva’. Durante o processo de produção, eles contaram com o apoio da professora e tutora, Juliane Fernandes.
De acordo com Juliane, o livro é uma manifestação artística que incentiva as crianças a compartilharem seus sentimentos e emoções de forma espontânea e genuína. “Esta coletânea de poemas e poesias oferece uma janela para o mundo interior delas, onde a criatividade, a imaginação e a honestidade são valorizadas acima de tudo”.
A professora Juliane Fernandes acredita que "a educação tem poder para transformar o mundo". Foto: Beatriz Torres
Durante o lançamento do livro na E.M. Vírgílio de Melo Franco, a secretária de Educação, Telma Fernanda, destacou o poder transformador dos livros. “É uma grande alegria estar neste evento para entregar o livro que transformou as crianças em autoras”, declarou. Para os autores mirins, a leitura do livro para toda a escola foi emocionante. “Achei incrível escrever esse livro e criar minha própria história”, declarou Luíza Cristina, 11. Os estudantes Luiz Henrique e Kayke Gabriel, 10, explicaram sobre como surgiu a ideia para os textos escritos. “Eu não tinha ideias para escrever, então, eu pedi à minha mãe para me colocar nesse projeto lindo que é o ‘Escola Viva’ e, agora, estou aqui, sendo escritor”, contou Luiz. “Eu fiz uma história que estava na minha mente, me inspirei em mim mesmo, eu falei do meu sonho que é ser jogador de futebol”, acrescentou Kayke.
O livro deu às crianças a oportunidade de demonstrarem suas emoções por meio da escrita. Fotos: Beatriz Torres
Outros lançamentos
Em 2024, outros três lançamentos ocorreram dentro do programa “Bunitezas”. Foram eles: ‘Poéticas Afetivas’, da E.M Prefeito Luiz da Cunha; ‘Contos Incríveis’, da E.M Maria Silva Lucas; e ‘Tudo bem chorar’, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Vale das Orquídeas.
O que é o “Bunitezas”?
O programa, criado em 2022, é um incentivo à valorização e divulgação dos saberes produzidos por educadores, crianças e estudantes da rede municipal de educação de Contagem. Além disso, é uma homenagem a Paulo Freire, autor, educador e referência na educação brasileira.
O "Bunitezas" é desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Centro de Memória da Educação e do Programa Biblioteca e Leitura. Foto: Beatriz Torres